Super banner

Uniaraxá promove a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Uniaraxá promove a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Uniaraxá promove a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 1

O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) está concluindo os últimos preparativos para a realização da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que traz em sua programação exposições de trabalhos científicos e tecnológicos, atividades culturais, Mostra de Pesquisa, Mostra de Software, Mostra de Marketing, palestras, mini-cursos, palestras, oficinas, jogos, mesa-redonda e seminário.Todos os cursos de graduação estarão envolvidos na intensa programação, que será desenvolvida nos dias 20 a 22. A abertura oficial acontece na quarta-feira (20), às 19h.

Uniaraxá promove a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2

O principal objetivo da SNCT é estimular e divulgar a produção científica, tecnológica e cultural do Uniaraxá e mobilizar a população em torno de temas que valorizam as ciências exatas, naturais, humanas e sociais, com destaque para a criatividade, a atitude científica e a inovação. Com realização anual, a atividade faz parte do calendário de referência da Instituição, consolidando-se cada vez mais na rotina tanto do seu público interno, quanto no cotidiano da sociedade regional.

O tema proposto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para este ano – Ciência para o Desenvolvimento Sustentável – significa fazer com que a ciência e a tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental. A relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações serão conhecidos nas áreas dos diversos cursos oferecidos pelo centro universitário.

Uniaraxá promove a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 3

Como parte integrante do evento, será realizado, como nos anos anteriores, o Programa Unir – Uniaraxá Recebe, que deverá atrair à instituição cerca de 2 mil alunos do 3 º ano do ensino médio de toda a região, iniciando-se pelas escolas de Araxá. Nos estandes montados no campus, os visitantes poderão conhecer todas as atividades desenvolvidas na instituição, esclarecer dúvidas, receber informações sobre cursos e mercado de trabalho, além de efetuar a inscrição com desconto para o próximo vestibular, que será realizado no dia 21 de novembro. Nos três dias do Unir, a taxa será de R$ 49.

Serão utilizadas várias dependências do campus para as atividades, como salas de aula, Centro de Convivência, Tribunal do Júri, laboratórios, biblioteca, lanchonetes, espaço de dança, auditórios, Empresa Júnior, Centro Ambiental, piscina e Clínica de Fisioterapia. Serão armadas tendas para apresentações artísticas e culturais.

Uniaraxá promove a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 4

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) estará, na oportunidade, promovendo atrações musicais no palco do Unir – apresentação da Banda Batuxá, grupos de chorinho e congado. Os acadêmicos poderão aproveitar para confeccionar a Identidade Estudantil (carteirinha) nos dias 18 a 20, em uma parceria entre o Uniaraxá, DCE e Banco Santander.

Dentro do tema proposto em 2010 – Ciência para o Desenvolvimento Sustentável -, foram convidadas entidades para participar da SNCT como, por exemplo, a Sala Verde, do Instituto de Desenvolvimento e Planejamento Sustentável de Araxá (IPDSA), que apresentará uma peça de teatro e ministrará as oficinas de sabão ecológico, horta surpresa, dobradura, embalagens com filtro de café e tetra-pak, pufe e vassouras de pet. Universitários dos cursos de Pedagogia e Educação Física, educadores e recreadores poderão participar de oficinas com jogos, brincadeiras e atividades recreativas, além de aprender técnicas sobre reciclagem de papel e arte em tela.

Uniaraxá promove a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 5

A Mostra de Software também reserva atividades interessantes, com variadas palestras e mini-cursos para os interessados em tecnologia. A Coordenadoria de Pesquisa será responsável pela mesa-redonda dirigida a alunos de Iniciação Científica e outros interessados, sob o tema Desenvolvimento Econômico, Pesquisa e Sustentabilidade, dirigida pelos professores doutores Vítor Matos e Sílvio Andreozzi, da Universidade Federal de Uberlândia e do Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet), respectivamente.

No dia 20, às 8h, será ministrada a palestra O Papel do Engenheiro no Mercado de Trabalho, pelo engenheiro e deputado federal Paulo Piau, aos alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia de Produção, na Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia).

O reitor, professor mestre Válter Gomes convida a todos a comparecerem ao Uniaraxá durante a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do dia 20 ao dia 22, das 8h às 12h e 19h às 22h30, a fim de conferirem a grande variedade de trabalhos e atividades que a comunidade acadêmica preparou para os visitantes, resultado do ensino-aprendizagem no dia a dia dos cursos. A programação pode ser acessada no site www.uniaraxa.edu.br.

Uniaraxá promove a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 6

Notícias relacionadas