Super banner
Super banner

Uniaraxá recebe MEC para reconhecimento do curso de Engenharia de Produção

Uniaraxá recebe MEC para reconhecimento do curso de Engenharia de Produção

Reunião entre representantes do Uniaraxá e do MEC

Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) visitou o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) nesta semana para avaliar o curso de Engenharia de Produção, lançado pela instituição no primeiro semestre de 2010.  As universidades e os centros universitários têm autonomia para criar cursos e decorrida a primeira metade da sua instalação eles devem solicitar a visita do MEC para que os cursos sejam avaliados e reconhecidos.

A comissão é composta por dois avaliadores que são professores em outras instituições. Eles professores foram sorteados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis) e ficaram em Araxá entre segunda e terça-feira desta semana, realizando no Uniaraxá uma série de levantamentos, averiguação  de documentos e constatando se o que estava no projeto inicial do curso está sendo cumprido.

O processo é composto pela avaliação de três dimensões: Organização Didático-Pedagógica do curso, Corpo Docente e Infraestrutura, além do cumprimento dos Requisitos Legais e Normativos. As fontes de consultas que os avaliadores utilizam são o Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI, Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formulário Eletrônico preenchido pela Instituição no Sistema Eletrônico do MEC, além da documentação comprobatória e visitas às instalações do campus.

Reitor Vãlter Gomes com os avaliadores do MEC

Uma reunião foi realizada na noite de terça-feira (11) marcando o encerramento da vista. Na oportunidade, o reitor do Uniaraxá, Válter Gomes, destacou a oportunidade da instituição por ter recebido dois especialistas no período da avaliação e acrescentou a importância do reconhecimento do curso de Engenharia de Produção pelo MEC.

Ainda sobre a visita, Válter Gomes afirma que o processo de preparação para recebimento de uma comissão avaliadora é muito interessante. “É um dos momentos em que a instituição revê todas as suas ações com foco na qualidade do ensino. São revisados os seus processos internos, rotinas e documentação; e é realizada uma profunda autoavaliação de desempenho, o que sempre gera oportunidades de melhorias”, explica.

O relatório do MEC está previsto para ser enviado ao Uniaraxá na próxima semana. A expectativa é do reconhecimento do curso de Engenharia de Produção, considerando o nível elevado dos profissionais e da estrutura do Uniaraxá.

Notícias relacionadas