Super banner

Usina Planalto fecha as portas e deixa 450 desempregados

Usina Planalto fecha as portas e deixa 450 desempregados

Usina Planalto

Da Redação/Isabella Lima – A Destilaria Planalto oficializou nesta semana a demissão de 450 funcionários. A usina – produtora de álcool, açúcar e biodiesel – fica a 20 quilômetros de Araxá, no município de Ibiá.

Em maio de 2011 a empresa foi autuada pelo Ministério do Trabalho por não oferecer equipamentos de segurança adequados aos funcionários. No mesmo mês, funcionários entraram em greve como protesto pelo salário atrasado.

Em fevereiro deste ano trabalhadores da usina interromperam o trânsito da BR-262 para, novamente, protestar contra os pagamentos não recebidos. Agora a usina declarou falência. Em ata assinada com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a empresa diz que não tem condições de manter as atividades e apresentou à Justiça documentos que comprovam as despesas e as receitas. A previsão de retorno das atividades é somente para 2014.

O representante do Sindicato dos Trabalhadores, Vicente Magalhães, informa que a maioria dos funcionários demitidos é de Ibiá e o sindicato acionou a Justiça do Trabalho para resguardar os encargos sociais e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos empregados demitidos. Vicente diz que a usina justificou as demissões por causa da baixa produção.

Procurada pelo Diário de Araxá, a empresa não quis se pronunciar sobre o assunto.

Notícias relacionadas