Super banner
Super banner

Usuários de telefonia móvel e fixa em Araxá já contam com a portabilidade numérica

Usuários de telefonia móvel e fixa em Araxá já contam com a portabilidade numérica

Mais 13 milhões de usuários de telefonia fixa e móvel já podem troca de operadora e continuar com os números atuais de seus telefones a partir de hoje (12). A portabilidade numérica chega aos DDDs 34 (que faz parte de Araxá) e 35 em Minas Gerais, 16 (interior de São Paulo), 41 (Paraná) e 74 (Bahia).

De acordo com a Associação de Recursos em Telecomunicações (ABR), entidade administradora do serviço, com a implantação dessa etapa a portabilidade numérica está acessível a 42 DDDs e a 90,2 milhões de usuários de telefonia no Brasil.

Até a primeira semana de março, o serviço estará disponível em todo o território nacional, nos 67 DDDs existentes. Até 10 de março de 2010, as operadoras terão prazo máximo de cinco dias úteis para atender à solicitação do usuário.

Em janeiro, serão 21 novos DDDs, abrangendo as capitais Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE), Boa Vista (RR) e Macapá (AP).

Em fevereiro, a portabilidade chegará a outros 41 milhões de usuários, incluindo Rio de Janeiro, Brasília e Recife. A portabilidade chegará à capital paulista e região metropolitana, que usam o código de área 11, somente no último dia do cronograma, em 2 de março.

De acordo com as regras da portabilidade, as transferências de operadora, com manutenção do número, só podem ser solicitadas dentro do mesmo serviço (móvel para móvel ou fixo para fixo) e na área de abrangência do mesmo DDD.

A portabilidade deve ser pedida pelo usuário à operadora para qual ele deseja migrar. Pelas regras, o pedido tem de ser atendido em até cinco dias úteis.

A portabilidade foi implantada em 1º de setembro de 2008, inicialmente em oito regiões. Além das capitais, 3.918 cidades brasileiras já contam com a portabilidade numérica.

Notícias relacionadas