Super banner
Super banner

Vacinação contra febre aftosa começa no dia 1º de maio em Minas

Vacinação contra febre aftosa começa no dia 1º de maio em Minas

Da Redação/Via Agência Minas – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa vai começar no dia 1º de maio em Minas Gerais e nos principais Estados pecuários brasileiros, além do Distrito Federal. O lançamento oficial da vacinação no Estado será no dia 3, às 10h, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba, durante a ExpoZebu. A expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é que sejam imunizados 23,8 milhões de bovinos e bubalinos nas 346 mil propriedades rurais de Minas. O período de vacinação segue até o dia 31 de maio.

Segundo maior rebanho do país, atrás somente de Mato Grosso, Minas Gerais conquistou o reconhecimento de área livre da febre aftosa, com o trabalho desenvolvido pelos órgãos governamentais, produtores rurais e entidades regionais nos últimos anos. A classificação representa a possibilidade estratégica de inserção no mercado nacional e internacional da carne bovina mineira.

No entanto, o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, destaca que a erradicação definitiva da febre aftosa ainda depende da manutenção da imunização dos animais em todas as regiões do Estado. “A meta do governo de Minas para esta etapa da campanha é de vacinar 100% do rebanho mineiro”, afirma.

Nesta primeira etapa de vacinação contra a aftosa, além da nota fiscal da vacina e a declaração de todo o gado vacinado, o produtor deverá entregar ao escritório do IMA uma cópia da conta de luz de sua propriedade rural.

Meta nacional

O Brasil, sob a coordenação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), e com a participação dos serviços veterinários estaduais e do setor agroprodutivo, segue na luta contra a febre aftosa em busca de um país livre da doença.

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implementação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

De acordo com o Mapa, o Brasil busca alcançar até dezembro de 2012 a meta de ser um país livre de febre aftosa com vacinação. O prazo definido anteriormente pelo governo era 2013.

Responsabilidade

A vacinação contra a febre aftosa é de responsabilidade dos produtores rurais, que devem comprovar a aquisição da vacina em quantidade compatível com a exploração pecuária sob a responsabilidade dos mesmos e declarar sua aplicação dentro dos prazos estabelecidos pelo governo de Minas.

Os estabelecimentos distribuidores ou revendedores cumprirão as determinações dos serviços veterinários oficiais referentes à conservação, comercialização e controle de vacina contra a febre aftosa.

O produto somente poderá sair do estabelecimento revendedor em condições que permitam a adequada conservação de sua temperatura (2º a 8º graus) durante o transporte até a propriedade rural, principalmente para aquelas que possuem um número reduzido de animais para vacinar.

Notícias relacionadas