Super banner
Super banner

Vacinação contra Febre Aftosa termina dia 31 de maio

Vacinação contra Febre Aftosa termina dia 31 de maio

A etapa de maio da Campanha Nacional de Vacinação Contra Febre Aftosa em Minas Gerais tem seu prazo final e definitivo neste domingo (31). A imunização dos animais teve início no dia 1º de maio e envolve 22,5 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades, nos 853 municípios mineiros.

A partir do próximo dia 31 de maio, os pecuaristas têm até o dia 10 de junho para comprovarem nas unidades do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de seus municípios a vacinação de seus animais. Após esta data, quando termina o período legal para a entrega da Declaração de Vacinação (DCL), as equipes de fiscais do Instituto irão a campo para uma fiscalização bem rigorosa nas propriedades faltosas.

Desde novembro de 2008, as informações das propriedades cadastradas no IMA podem ser consultadas diariamente e emitidos relatórios automáticos daquelas que estão inadimplentes com a vacinação através do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro). As atividades referentes à movimentação e cadastro de bovinos e bubalinos, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), atualização de vacinação e cadastro de produtores, estão sendo feitas por todas as unidades da instituição através deste sistema. Dessa maneira, é possível acompanhar pontualmente a situação de cada propriedade em tempo real.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, a comprovação da vacinação é um dos requisitos exigidos para que a autarquia emita a GTA, documento que proporciona ao produtor o direito de comercializar os animais de sua propriedade e circular livremente pelo Estado.

No entanto, aqueles que ainda teimam em não imunizar os seus animais, terão que ser penalizados com uma multa de R$ 50,87 por animal não vacinado, e de serem obrigados a uma vacinação oficial assistida pelos fiscais agropecuários do Governo do Estado, com todas as despesas por conta do produtor, além de serem proibidos de transitarem com esses animais em território mineiro por não terem o direito a receber a GTA.

Notícias relacionadas