Super banner

Vem aí a 13ª edição do Festival Dançaraxá

Vem aí a 13ª edição do Festival Dançaraxá

O Sesc Araxá promove, de 15 a 18 de agosto, a 13ª edição do Festival Dançaraxá, realizado em conjunto com a Escola de Dança Elaine & Cia. Nesta edição, cerca de 295 coreografias serão apresentadas por 27 cidades de quatro estados brasileiros (MG, SP, GO, ES), além do DF, e avaliadas pelos melhores jurados do país. A programação do Festival contará ainda com oficinas gratuitas nas modalidades ballet clássico intermediário, ballet clássico avançado, danças urbanas, jazz e contemporâneo. A entrada para a Competição e Mostras do Festival será mediante a doação de 1 litro de óleo. Os donativos arrecadados serão encaminhados ao Programa Mesa Brasil Sesc Minas Gerais. A abertura oficial do evento, realizada no Centro Cultural do Sesc Araxá, contará com apresentação da Sesc Cia. de Dança, que irá encenar duas coreografias: uma de dança contemporânea, criada especialmente pelo coreógrafo Henrique Rodovalho; e parte da suíte do La Bayadère, um ballet de repertório clássico com coreografia de Marius Petipa. A programação do Festival conta também com apresentações de dança fora da competição:

Sexta, dia 16/08: Grupo Brainstorm, com direção de Octávio Nassur (PR) apresenta o espetáculo Arte Gera Arte;

Sábado, 17/08: Cia. de Dança Sesi Minas se apresenta, sob direção de Cristina Helena

Domingo (18/08): a Cia. Mário Nascimento apresenta o espetáculo Território Nu.

Todas as apresentações acontecem a partir das 19h, no Centro Cultural do Sesc Araxá.

Aproximadamente 1.500 bailarinos vão participar da competição deste ano e estarão divididos em cinco categorias: Junior, Juvenil I, Juvenil II, Adulto e Avançado, que disputarão o prêmio máximo de R$ 4 mil (quatro mil reais). As apresentações serão divididas por modalidades: Ballet Clássico, Clássico de Repertório, Neoclássico, Jazz, Estilo Livre, Moderno e Contemporâneo.

Os bailarinos serão avaliados por jurados de reconhecimento internacional, como Francisco Ribeiro(Jazz/SP); Toshie Kobayashi (Ballet Clássico/SP); Octávio Nassur (Danças Urbanas/PR); Cristina Helena (Ballet Clássico/MG) e Koshro (Dança Contemporânea/Iraniano). Além da competição, durante o festival, os bailarinos e grupos inscritos previamente poderão participar de oficinas gratuitas de dança:

17/08 (sábado) e 18/08 (domingo): Ballet Clássico – intermediário; Ballet Clássico – Avançado; Danças Urbanas; Jazz e Contemporâneo. As oficinas serão ministradas pelos jurados da competição e por Francisco Ribeiro, de SP. Haverá também uma Mesa Temática, em que acontecerão feedbacks com coordenadores de grupos, mediada por Toshie Kobayashi e por Cristina Helena; e o Fórum “A Dança no mundo atual”, ministrado por Octávio Nassur. As atividades acontecerão no Salão Dona Beja e no Centro Cultural do Sesc Araxá. O Dançaraxá conta com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM e a Bem Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura Municipal de Araxá e da TV Integração.

Dançaraxa 2013

Notícias relacionadas