Super banner

Vem aí o primeiro Festival de Inverno da Serra da Canastra

Vem aí o primeiro Festival de Inverno da Serra da Canastra

Localizada em um dos portais do Parque Nacional da Serra da Canastra, São Roque de Minas é a cidade escolhida para abrigar o 1º Festival de Inverno da Serra da Canastra, entre os dias 2 e 3 de julho, no Estádio Municipal de São Roque de Minas – evento que chega para promover uma movimentação cultural, integrando visitante e comunidade local, em uma das regiões mais importantes de Minas Gerais, berço do Rio São Francisco.

O 1º Festival de Inverno da Serra da Canastra vai levar – para uma região marcada pela necessidade de preservação e valorização – artistas de diversas cidades do interior mineiro que possuem linguagens artísticas diferentes, mas que têm em comum a característica de cantarem a natureza, especialmente, o cerrado, e de incorporarem aos seus trabalhos manifestações culturais, como a Folia de Reis e o Congado.

Ainda como forma de valorização da cultura local, haverá a participação de quatro ternos de Folia de Reis de São Roque de Minas, os quais abrem as noites de evento convidando o público para os demais espetáculos.

De acordo com o idealizador e produtor do festival, Marcelo Mamede, os artistas convidados para a primeira edição desenvolvem uma arte que tem como base a tradição cultural mineira, mas a ela incorporam inovações e linguagens próprias.

“Dessa forma, o festival pretende proporcionar a inter-relação da tradição com a música produzida na atualidade, ampliando a experiência cultural do público, especialmente, o local”, explica.

Comunidade é convidada a ser artista

Além dos espetáculos, o festival traz como parte de sua programação a oficina Canto, Corpo e Palavra, que acontecerá entre os dias 28 de junho e 3 de julho, com 30 alunos de escolas de São Roque de Minas.

Na oficina, que será realizada gratuitamente pela ONG Emcantar, o aluno realizará atividades de expressão e criação, como canto, percussão, declamação e expressão corporal, sendo convidado a criar algo inédito: um espetáculo musical para ser apresentado juntamente com o grupo Emcantar na segunda noite do evento.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Produção Artística do Emcantar, Mirtes Júlia, a expectativa do grupo é de que os participantes se sintam construtores e não somente expectadores do festival.

“Esperamos que a vivência, produção e apresentação artística ao final das oficinas sejam um ponto de partida para mais produções musicais na cidade”, afirma Mirtes.

Movimentando a economia local

Além de permitir à comunidade o resgate e a valorização de suas raízes, o 1º Festival de Inverno da Serra da Canastra pretende contribuir como mais um atrativo para a movimentação econômica local.

Lugar privilegiado pela paisagem, que se alterna entre campos rupestres cheio de delicadas flores, Cerrado típico e matas de galerias com exuberante vegetação atlântica, e que abriga espécies de animais raros, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o tatu-canastra e o pato-mergulhão, a região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange seis municípios – São Roque de Minas, Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio.

A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do Rio São Francisco e que tem a portaria principal a 8 km de São Roque de Minas.

Nos últimos dez anos, surgiram muitas pousadas e outros empreendimentos no setor do turismo, o qual vem se destacando como atividade econômica promissora. O número de visitantes anuais já chega a aproximadamente 30 mil, conforme registros do parque.

Para o prefeito de São Roque de Minas, Nilzo de Faria, o festival é uma iniciativa que representa a união dos diversos setores da sociedade, visando a ampliação do turismo sustentável que valoriza a cultura local. “É a concretização do sentimento de afeto entre a comunidade local e os turistas da cidade em relação a Serra da Canastra.”

Serviço

Festival de Inverno da Serra da Canastra

Local: Estádio Municipal de São Roque de Minas

Data: 2 e 3 de julho de 2010

Entrada franca

Notícias relacionadas