Super banner
Super banner

Vendas no comércio de Araxá devem crescer apenas 1,5%, segundo CDL

Vendas no comércio de Araxá devem crescer apenas 1,5%, segundo CDL

Ascom/CDL

Considerada a quarta melhor data para o varejo, os comerciantes parecem bem menos otimistas com as vendas do Dia das Crianças, em Araxá, no Alto Paranaíba. A estimativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araxá, a CDL, segue o projetado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas)de um crescimento de 1,5% neste ano.

Caso a meta se confirme, será o resultado mais fraco dos últimos cinco anos para o varejo. Nos anos anteriores, os avanços foram de 3,15% (2013), 4,83% (2012), 5,91% (2011) e de 8,5% (2010). A inflação e juros altos corroem o bolso e devem frear as compras. O desempenho da economia do país, com 0,9% de crescimento, é o principal fator de insegurança.

“O número é até muito positivo. Foi feito um estudo e chegou-se a essa conclusão. Em Araxá nas datas anteriores como Dia das Mães, Namorados e Pais, observamos uma queda bem acentuada, proveniente ao momento do Brasil. Além disso, tem a própria incerteza que as eleições geram na cabeça da população. A situação saiu da esfera empresarial e passou para o aspecto familiar”, explica o presidente da CDL, Itamar Machado.

Mantendo a tradição, os carrinhos e bonecas ainda são os presentes preferidos para o Dia das Crianças. Em seguida, aparecem as roupas.  Já na terceira posição, os eletroeletrônicos. Calçados, livros, celulares e bicicletas surgem na sequência.

Ainda de acordo com dirigente da CDL, nem mesmo a persuasão das crianças deve ser o suficiente para convencer os pais gastarem. “Estamos fazendo nossa parte. As lojas investem e as entidades buscam promover, criar um clima que estimule as compras. Porém, enquanto tentamos impulsionar, as notícias que chegam acabam vencendo qualquer tipo de incentivo, mesmo a data sendo tão importante para o seguimento”.

Antecipar a compra dos mimos pode facilitar a vida de quem quer melhor atendimento. No entanto, quem comprar de última hora, pode encontrar lojas movimentadas e enfrentar maior dificuldade em conseguir atenção dos vendedores.

Notícias relacionadas