Super banner

VI Festival de Araxá valoriza a mulher na gastronomia

VI Festival de Araxá valoriza a mulher na gastronomia

VI Festival de Araxá valoriza a mulher na gastronomia

Da Redação/Caio Aureliano – O IV Festival Internacional de Cultura e Gastronomia iniciou nesta quinta-feira (6) no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). Com o propósito de valorizar a mulher na gastronomia, a programação foi aberta pela exposição chamada “Simplesmente Mulher” das artistas Sandra Lemos, Regina Albergaria, Simone Mourão e Beth Fiche.

Quem também foi atração no primeiro dia de festival foi chef Bel Coelho que trabalhou ao lado de grandes mestres, como o francês Laurent Suadeau e o brasileiro Alex Atala; passou por casas de sucesso internacional, como Fasano, DOM, El CellerCan Roca e Buddha Bar,  e hoje comanda os restaurantes Dui e Clandestino, em São Paulo.

No cardápio, Bel Coelho demonstra seu amor pela gastronomia brasileira, misturando ingredientes típicos nacionais com toques da culinária internacional. Na entrada, a chef servirá Salada Vermelha, com beterraba assada, tomate pêra, queijo feta e pinholes com ar de melancia e gengibre. As opções de prato principal são: Pintado com molho de castanha de caju, cebola pérola e pupunha assada e Costela de porco ao molho de mel de engenho com purê de abóbora e quiabo no fubá crocante. Para a sobremesa, o tradicional Romeu e Julieta com seu toque especial.

“Está participando do festival é uma troca da nossa culinária, de cada profissional, e absorver um pouco da cultura da cidade que a gente visita, essa é sempre o melhor presente desses festivais. Tem que ter boa técnica, bons produtos, muita dedicação, trabalho e um pouco de criação, mas a base e a simplicidade são sempre bem-vindas”, diz a chef.

Hoje (7) é a vez de Janaína Rueda que comanda o festim “Saberes e Sabores Femininos – Dona Onça, o bar mais famoso de São Paulo”, a partir de 22h. Sábado (8), o IV Festival recebe a argentina Nadia Haron que vai serve de entrada brie com cebolas caramelizadas. As opções de prato principal são: Creme de lentilha com aceite de trufas e alho poró e Ossobuco com molho demi-glace e salada de pêra. Para a sobremesa, torre de Philo com creme de caramelo e ninhos de doces.  

Na música, o grupo Bejazz Street Band abriu os trabalhos e se apresentava no intervalo de cada atração. “Já é a quarta vez que tocamos nesse festival. Tocar no meio do povo é sempre muito bom. Eles nos recepcionam muito bem. Desejo boa festa a todos”, ressalta um dos integrantes do grupo, Osvaldo Afonso.

Além deste grupo, o guitarrista Danny Vincent e o pianista Wagner Tiso em Trio embalaram a noite com muita boa música no palco principal.

<p>“A Fundação (Cultural Calmon Barreto) é a nova cara do festival. Juntando cultura e música tem tudo haver. Todo mundo adora música e comer e quando você faz com muito carinho não tem nada que segura. Convido a todos para acompanharem a nossa programação até domingo”, coloca um dos organizadores Agenor Lemos Júnior.

Para mais informações da programação acesse: www.festivaldearaxa.com.br

O evento conta com patrocínio cultural do Ministério da Cultura, Vale Fertilizantes e CBMM. A promoção é em parceria com a Fundação ACIA – Associação Comercial e Industrial de Araxá e com a Fundação Cultural Calmon Barreto.

Notícias relacionadas