Super banner
Super banner

Vigilância Sanitária interdita atendimento de saúde bucal na Unisul

Vigilância Sanitária interdita atendimento de saúde bucal na Unisul

Vigilância Sanitária interdita atendimento de saúde bucal na Unisul 1

Da Redação – 04/02/2011 – A Vigilância Sanitária Regional interditou o atendimento de saúde bucal na Unidade de Saúde Sul (Unisul) de Araxá. O local está em situação precária devido às frequentes chuvas e o longo período sem reformas. Construída no primeiro governo do prefeito Jeová Moreira da Costa (1993/1996), a unidade está com inúmeras goteiras, problemas na rede de esgoto, equipamentos velhos e estragados, janelas quebradas, dentre outros. A notificação aconteceu nesta sexta-feira (4), e os tratamentos odontológicos foram suspensos temporariamente.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, diz que não tinha conhecimento da situação precária do setor de saúde bucal. “Essa interdição surpreendeu porque temos ótimos profissionais de saúde bucal e eles não passaram esse problema para a secretaria. Mas de qualquer forma, esse é o papel da vigilância, a fiscalização, notificação e orientação para que os problemas sejam solucionados. Agora, vamos realizar uma reforma imediata no consultório odontológico para retomarmos o atendimento que tivemos que suspender temporariamente.”

De acordo com o secretário, a vigilância também fez uma orientação para transferir o atendimento de pequenas cirurgias que também eram realizadas na unidade. “Fazíamos a retirada de verrugas, pintas, manchas, correções de cicatrizes (no caso de queloides) e, dependendo do caso, câncer de pele. Os profissionais que realizavam o atendimento de pequenas cirurgias e os de saúde bucal foram transferidos para a Uninorte e também para o atendimento no Presídio Regional de Araxá. Infelizmente, os pacientes vão ficar momentaneamente prejudicados, mas já estamos agilizando a reforma do local”, garante Antônio Belo.

Segundo ele, cerca de cerca de 40 pessoas estavam sendo atendidas semanalmente nos consultórios odontológicos. “Tínhamos dois consultórios e cada um atendia uma media de quatro pessoas por dia. Agora, essas pessoas podem transferir seus atendimentos para a Unileste ou Uninorte. Já as cirurgias aconteciam de acordo com a demanda, e quando existir a necessidade vamos encaminhar para o Pronto Atendimento Municipal (PAM). A vigilância vai encaminhar um relatório nos próximos dias com as orientações e o prazo que temos para realizar a reforma”, explica.

“Mas vamos agilizar o máximo possível essas adequações. Toda a Unisul precisa de reforma, pois já são mais de 10 anos de construção e nunca houve qualquer reparo, mas para atender essa demanda pontual vamos fazer uma reforma rápida enquanto as licitações para a reforma de toda a unidade não seja finalizada”, diz o secretário.

Uninorte

Antônio Belo afirma que os problemas das unidades de saúde precisam ser solucionados imediatamente. “Em 2009, nós reformamos a Unileste completamente e a Unisa parcialmente. Agora, precisamos resolver esse sério problema de manutenção no Uninorte e Unisul. Desde que foram construídas, elas não passaram por nenhum reparo. Os principais problemas são o telhado que está com muito vazamento e tem que ser substituído, a rede de esgoto que tem gerado refluxo para dentro da unidade em período chuvoso e equipamentos como pia, vaso sanitário e portas”, diz.

“Uma série de ações tem que ser realizadas e já comunicamos o prefeito Jeová sobre a urgente necessidade dessas reformas”, acrescenta.

De acordo com ele, a reforma de cada unidade terá um investimento de cerca de R$ 150 mil. “Nas unidades de saúde que reformamos gastamos R$ 147 mil, mas acreditamos que a Uninorte vai ficar um pouco mais caro, já que também vamos realizar a manutenção das casas que recebemos da Polícia Militar (PM), onde será implantado um dos PSFs que queremos implantar e a Farmácia Satélite (núcleos farmacêuticos distribuídos em locais específicos para garantir maior rapidez na entrega de medicamentos para os pacientes) que será implantada até abril próximo.”

Unioeste

Segundo Antônio Belo, a expectativa é que a nova Unidade de Saúde Oeste, no bairro São Domingos, seja inaugurada em abril próximo. “A Unioeste será a unidade mais moderna que teremos na cidade. Por isso temos que reestruturar as outras unidades para que o atendimento não fique defasado. Essas reformas serão imprescindíveis, inclusive para preservação do patrimônio público, e as obras vão começar o mais rápido possível, assim que as chuvas pararem e a verba que solicitamos no governo do Estado for liberada. Paralelamente, estamos providenciando as licitações para aquisição de equipamentos e funcionários para iniciar as atividades, assim que a obra for finalizada”, destaca.

Ele acrescenta que cerca de 1.7 mil pessoas devem ser atendidas mensalmente na Unioeste. “Na Uninorte e na Unisa atendemos uma média de 2,6 mil pessoas por mês e na Unisul e Unileste cerca de 1,7 mil. A expectativa inicial é que a Unioste tenha uma média semelhante as unidades das regiões Sul e Leste da cidade.”

Notícias relacionadas