Super banner

Vinte e um anos de dedicação às reuniões da Câmara Municipal

Vinte e um anos de dedicação às reuniões da Câmara Municipal

Vinte e um anos de comparecimento assíduo em todas as reuniões da Câmara Municipal, sempre atento com o pronunciamento de cada vereador. No local reservado ao público no Plenário Rômulo Maneira, ele sempre fica na primeira fileira de cadeiras, de pé ou sentado, com auxílio de seu foninho de ouvido e radinho de pilha para acompanhar a transmissão dos trabalhos.

Na última terça-feira (27), veio o reconhecimento. Wladimir Penha Pereira da Costa (Seu Wadinho), carinhosamente chamado de 11° vereador, foi homenageado durante a reunião ordinária pelo presidente Carlos Roberto Rosa.  “É uma coisa muito bacana este reconhecimento do Roberto. Eu acompanho tudo e uso a minha tribuna na rua, onde eu dou informações sobre as reuniões para quem quiser saber,” diz Seu Wadinho.

Petista de carteirinha, foi operário da Volkswagen e Mercedes-Benz, vendo de perto o início da trajetória do presidente Lula, então líder sindical no ABC paulista. Naquela época, a vida de seu Wadinho também foi marcada por homenagens. A principal delas veio das mãos do então presidente da Alemanha Ocidental, Heinrich Lübke, com uma medalha de ouro do governo, em 1964.

Grande habilidoso em desenhar na madeira com um pirógrafo, Seu Wadinho fez a imagem do alemão e o presenteou durante uma visita na fábrica da Volkswagen. Além da medalha, tal feito mereceu destaque na capa da revista da montadora.

Ao se aposentar, Seu Wadinho decidiu buscar a tranquilidade em Araxá. “A minha mulher é daqui e acabamos nos mudando para sair da violência de São Paulo”, conta. Desde então, o 11° Vereador (16° nos tempos de 15 vereadores) passou a marcar presença nas reuniões da Câmara.

“O Seu Wadinho é um grande companheiro nosso de longas datas e a companhia dele aqui é sempre muito importante. Ele participa e chama a atenção dos vereadores quando acha que alguma coisa está errada”, destaca Roberto.

Quem foi o melhor vereador de Araxá durante esse tempo, Seu Wadinho? “Eles vão dizer que eu estou puxando sardinha, mas não estou, não. Foi o Eustáquio de Lima (curiosamente, foi vereador pelo PT)”, revela.

Jorge Mourão

Notícias relacionadas