Vítor é o 3° melhor enxadrista da América

Vítor é o 3° melhor enxadrista da América

Aconteceu entre os dias 8 e 14 de setembro o XI Sul-Americano da Juventude de Xadrez em Montevidéu no Uruguai. O evento foi realizado nas categorias sub-8, 10, 12, 14, 16, 18 (absoluto e feminino). O xadrez araxaense esteve presente com Vítor Amorim Froís que disputou na categoria sub-12 absoluto. Essa categoria teve um total de 38 enxadristas representando as federações da Argentina (8 enxadristas), Bolívia (3 enxadristas), Brasil (4 enxadristas), Chile (5 enxadristas), Paraguai (1 enxadrista), Peru (4 enxadristas) e Uruguai (13 enxadristas).

Vítor fez um excelente torneio e terminou entre os três melhores da categoria com um total de 6,5 pontos em 9,0 disputados. O 3° lugar de Vítor rendeu, não apenas um grande conquista em sua carreira, mas também o título de Candidato a Mestre da Federação Internacional de Xadrez. Uma conquista inédita para história do xadrez da cidade.

Das 9 partidas disputadas, ele perdeu apenas 1 partida, empatou 3 e ganhou 5. O título ficou para o enxadrista da Argentina Tomas Kapitanchuk que obteve 7,0 pontos e o vice-campeão também foi outro enxadrista da argentina Mauricio Josue Suarez que obteve a mesma pontuação do campeão, perdendo para ele nos critérios de desempates. Vítor empatou com os dois enxadristas.

Veja a campanha de Vítor

1ª rodada: Vítor 1 a 0 Jose Appoloni Facundo (Uruguai).

2ª rodada: Jhoan Mollo (Colômbia) 0 a 1 Vítor.

3ª rodada: Vítor 0 a 1 Vera S. Pavel (Colômbia).

4ª rodada: Tomas Kapitanchuk 0,5 a 0,5 Vítor.

5ª rodada: Vítor 0 a 1 Sebastian Sandoval Blanco (Chile).

6ª rodada: Francisco Rueda Nessi (Argentina) 0 a 1 Vítor.

7ª rodada: Vítor 0,5 a 0,5 Cristian Al Martinez Navarro (Peru).

8ª rodada: Gianluca Jorio Almeida (Brasil) 0 a 1 Vítor.

9ª rodada: Vítor ,05 a 0,5 Mauricio Josue Suarez (Argentina).

Notícias relacionadas