Super banner
Super banner

Weliton Cardoso critica forma de como aconteceu a volta de Edna Castro

Weliton Cardoso critica forma de como aconteceu a volta de Edna Castro

Weliton Cardoso, médico e primeiro suplente da coligação DEM-PSDB - Foto: Jorge Mourão

Da Redação/Jorge Mourão – “Tive a impressão de que fui enxotado da Câmara”. Essa é a definição do médico Weliton Cardoso de Moraes (DEM), que de maio ao início de dezembro deste ano assumiu a cadeira de Edna Castro (PSDB) na condição de primeiro suplente da coligação DEM-PSDB enquanto ela esteve trabalhando no governo de Minas. Em entrevista ao Diário de Araxá, ele faz um balanço sobre os sete meses de trabalho no Legislativo, critica a forma de como aconteceu a sua saída, não confirma se vai ou não disputar o pleito nas próximas eleições e diz que o suplente, ao assumir uma cadeira, deveria ter opinião respeitada.

Diário de Araxá Qual a sua avaliação em relação a esses sete meses de atuação como vereador?

Weliton Cardoso – Foi muito bom, em termos de aprendizado eu só ganhei. Quando entrei, falei que iria fazer um intensivão para conhecer essas coisas todas de Câmara. Nesses sete meses aprendi um pouquinho, tenho muito mais o que aprender, mas comecei a entender como que funciona a Câmara. Por outro lado, em termos de produção para a cidade, eu fiz pouco, porque tudo que tentei fazer eu não consegui. Meu balanço em termo de aprendizado foi produtivo, mas em termos de angariar alguma coisa para a população eu deixei a desejar, deveria ter feito mais coisa, mas também não tive tempo, eu esperava sair de lá em abril, como me foi comunicado, e de repente, da noite para o dia, fui tirado da Câmara.

Diário de Araxá Quais foram os assuntos mais defendidos pelo senhor enquanto esteve na Câmara?

Weliton Cardoso – Fiz um projeto criando o Comitê Antidrogas que eu não sei onde está, não foi devolvido, não foi falado, procurei saber pela Câmara o que estava acontecendo, mas está parado. É um assunto de muita importância, hoje a droga neste país é um caso seríssimo. O governo tem aplicado não sei quanto bilhões em dinheiro para fazer internações, o caso está sério. A gente vê em Araxá que o poder público não tem nenhuma ação em relação a drogas. Mas eu acho que fiz uma diferençazinha na Câmara, depois que eu entrei se falou muito em plano de cargos e salários para o servidor público, é um empenho que eu tenho em implantá-lo porque atualmente está tudo desleixado. Outra coisa que empenhei em minha campanha foi a UTI neonatal, fiquei muito satisfeito, acho que vai sair, o governo estadual está empenhando em ajudar Araxá, essa aí acho que vai sair. Nas últimas reuniões eu pedi um Fórum Comunitário para debater a questão dos aposentados da prefeitura, que também está largado.Temos que ver isso com carinho porque o aposentado está vivendo com um salário mínimo e são pessoas que ajudaram a construir a cidade.

Diário de AraxáO senhor comentou que esperava sair em abril, mas Edna Castro, titular da cadeira, resolveu antecipar a sua volta. Isso aconteceu de uma forma tranquila?

Weliton Cardoso – A volta da Edna foi extremamente desrespeitosa e extremamente deselegante. Tem sete meses que fiquei lá e tem sete meses que sempre me lembravam que a cadeira era da Edna, e eu não me esqueci disso porque tinha certeza que ela voltaria, uma coisa que a gente sempre soube. Mas só não imaginei que seria da forma como aconteceu. Quando ela saiu, subiu na tribuna, mandou abraço, mandou beijinho para todo mundo, e eu achei que a minha saída fosse semelhante, que iriam me chamar uma semana antes e me cederiam espaço na tribuna para que eu pudesse me despedir e concluísse meu trabalho, e isso não aconteceu. Fiquei sabendo da volta dela na quinta-feira (1° de dezembro) à noite através de minha secretária, que me falou do comunicado de que a Edna estaria voltando. No dia seguinte, me informei se poderia usar a tribuna para me despedir e me disseram que não. Achei tudo isso desrespeitoso demais, pois tive a impressão de que eu fui enxotado da Câmara, que eu fiz alguma coisa muito grave. Na realidade a volta da Edna, isso ficou bem claro, foi para manter o Roberto (do Sindicato) na presidência. Ele é outra pessoa que eu tinha um conceito espetacular, uma pessoa serena, sensata, e de repente ele me apronta essa. Agora imagine o conceito que eu tenho dele hoje, o desrespeito que tiveram comigo. A questão da amizade é muito importante. Se você é meu amigo, me procure e converse comigo. Por que eu não iria fazer isso?

Diário de AraxáEntão a sua saída foi em função da segunda prorrogação do mandato de Roberto do Sindicato na presidência da Câmara?

Weliton Cardoso – Tudo foi questão de interesse particular, o Roberto deve ter se sentido ameaçado com a minha presença em relação à reeleição dele. Eu não ameacei ninguém, quis reunir com ele e com o Juninho (da Farmácia, que também pleiteou a presidência), tentei por muitas fazer um consenso na questão da reeleição da Câmara. Não declarei voto nem para ele e nem para o Juninho, eu tenho a minha opinião, eu caminho com as minhas pernas. Quero que pensem outra vez quando acontecer isso com algum suplente, que o respeite. Não é passar por cima, pisar nas pessoas, tem que ter respeito. A volta da Edna foi exclusivamente para manter o Roberto na presidência.

Diário de AraxáEm sua opinião, como o suplente deveria atuar ao assumir a vaga do titular?

Weliton Cardoso – Quando você entrega a cadeira para o suplente, tem que entregar tudo. Ele tem opinião própria, não tem que ficar sendo pressionado e votar de acordo com o que o titular da cadeira quer. Eu até pensei na possibilidade e renunciar ao cargo, porque tudo que você vai fazer ficam te lembrando que o cargo não é seu. Se eu estou ali, vou fazer as coisas de acordo com a minha vontade. Acho que o Alexandre (Irmãos Paula, suplente de José Domingos Vaz), que é uma pessoa espetacular, deve estar passando por isso. Aproveito a oportunidade para agradecer os amigos companheiros vereadores, aprendi muito, foram gentis, o Marco Antonio (Rios), a Lídia (Jordão), o Pezão, o Alexandre, o Marcinho (Márcio de Paula), o próprio Garrado, o Mateus, que é uma pessoa espetacular, o próprio Juninho. Agradeço na compreensão que tiveram comigo e na ajuda para entender como que funciona a Câmara, mas saí decepcionado.

Diário de AraxáDepois da experiência de sete meses como vereador, o senhor vai novamente disputar uma cadeira nas eleições do ano que vem?

Weliton Cardoso – Não defini se ainda vou lançar candidatura, ainda estou pensando, tem a família que também vai dar opinião. Estamos pensando, vamos esperar e deixar as coisas caminharem um pouco mais para decidir o que vamos fazer no ano que vem. Mas vamos continuar no Democratas e ajudar o pessoal no que for preciso.

Notícias relacionadas