Super banner

Workshop avalia ações do Projeto Turismo de Bem-Estar

Workshop avalia ações do Projeto Turismo de Bem-Estar

O trade turístico de Araxá participou de mais um workshop sobre o Projeto Turismo de Bem-Estar, elabora pela parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O objetivo do encontro foi avaliar as ações do planejamento estratégico referente ao projeto.

Desde o início do ano o trade turístico realiza pesquisas de satisfação, firmando parcerias e promovendo workshops, seminários e consultorias para implementar o projeto em Araxá. A consultora doutora em Administração e especialista em Estratégia, Aprendizagem Organizacional e Empreendedorismo, Maria Elisa Brandão, é a responsável pelo monitoramento das ações.

Segundo ela, hoje o turismo está na preferência mundial como primeira opção de lazer: “Nós temos a certeza da disponibilidade que o turista tem para gastar em seus destinos, o desafio é saber como surpreender e atrair este turista que busca bem-estar em suas viagens.”

A secretária Alda Sandra Barbosa Marques abriu o workshop falando da importância do projeto para a cidade e do envolvimento de cada um. “Nós sabemos que o prefeito doutor Jeová está priorizando o desenvolvimento do turismo em Araxá, cabe a nós, agora, descobrir caminhos a serem traçados, para atrair os turistas até a nossa cidade. E para que isso aconteça, precisamos estar envolvidos e comprometidos para que, juntos, consigamos alcançar nossos objetivos”, destaca.

Na oportunidade, empresários e associações pontuaram algumas dificuldades diagnosticadas durante a execução das ações, entre elas, a criação e a implementação de produtos que se tornem atrativos turísticos. Por esse motivo, o Sebrae Minas irá continuar o seu trabalho, auxiliando as instituições e formatando novas parcerias para que o turismo seja fomentado em Araxá.

O técnico da Microrregião de Araxá do Sebrae Minas, Otávio Gomes de Menezes Neto, fala de parcerias que já estão sendo fechadas para somar ao projeto. “Estamos trazendo um novo consultor a Araxá que irá nos orientar quanto ao projeto arquitetônico da cidade. Quais são os novos espaços que devem ser construídos e de que forma, para que, aos poucos, a cidade seja referência em turismo de bem-estar.”

Novo consultor

Na última terça-feira (13), o prefeito Jeová Moreira da Costa e a secretária Alda Sandra receberam o consultor do Sebrae em Belo Horizonte, Elton de Mattos Silva. O motivo da visita foi um diagnóstico para acompanhar o trabalho de consultoria que vem sendo realizado pelo Sebrae em Araxá com o foco  turismo de bem-estar e negócios.

O projeto envolve grande parte do trade turístico da cidade e visa oferecer melhorias no receptivo de Araxá. Jeová afirma que desde o início de sua gestão está investindo e apostando no turismo como um dos grandes negócios de Araxá. Ele acredita que parcerias com instituições como o Sebrae e também com os empresários da cidade podem sustentar o projeto e gerar excelentes resultados.

Workshop avalia ações do Projeto Turismo de Bem-Estar 1

“Araxá tem seu potencial turístico, mas, precisa de atrativos para que os turistas visitem a nossa cidade. Vamos unir forças, gerando motivos para que esses turistas venham nos conhecer e saiam encantados daqui, sempre com a vontade de voltar”, afirma o prefeito.

O consultor especialista em Desenvolvimento, Implantação e Monitoramento de Indicadores de Performance Empresarial, Elton Mattos, diz que as expectativas são positivas para que o trabalho seja o reflexo de uma cidade com mais “bem-estar e negócios”.

“Nós estamos realizando um trabalho diferenciado e queremos ver esta cidade linda, que é Araxá, crescer e se desenvolver no turismo”, diz.

Segundo Alda Sandra, a principal proposta do projeto é surpreender o turista. “Nós queremos que a nossa cidade seja referência em qualidade no atendimento, em diferenciação no bem-estar, em atração através da nossa fantástica gastronomia, e, por isso, estamos trabalhando para nos tornarmos referência no cenário brasileiro, aumentando, a cada ano, a preferência entre os roteiros turísticos.”

Notícias relacionadas