Super banner

Xadrez araxaense dá show em etapa de Sacramento

Aconteceu neste final de semana a etapa Sacramento do Campeonato Absoluto Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro de Xadrez Pensado 2008. O evento foi promovido pela Superliga Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba de Xadrez e organizado pelo Clube Sacramentano de Xadrez e Damas. O objetivo foi classificar 15 enxadristas para semifinal e as mulheres para a final feminina.

O torneio valeu como a 5ª etapa classificatória do Campeonato Absoluto Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro de Xadrez Pensado, com a participação de Sacramento, Uberaba, Conquista e Araxá. Araxá teve maior delegação do evento, com oito atletas, superando até mesmo a cidade sede. A arbitragem ficou a cargo do enxadrista sacramentano, Warlon Lyncon Nascimento Rosa, que atuou tranquilamente, cumprindo rigorosamente as leis da Federação Internacional de Xadrez (Fide).

Mais uma vez, Araxá brilhou nos tabuleiros através dos enxadristas da Academia Araxaense de Xadrez, Colégios Dom Bosco e São Domingos que mostraram a força do esporte na cidade. Todos os atletas araxaenses ficaram entre os melhores na competição e conquistaram as duas principais categorias do torneio, a categoria geral com Nestor Amâncio e na categoria feminino com a professora e árbitra Andrea Lorena.

O grande campeão desta disputada foi o enxadrista araxaense Nestor Amâncio Alves Júnior, que obteve 4,5 em 5 pontos disputados, em segundo lugar ficou o enxadrista de Sacramento, Gilberto Cardoso, com 4 pontos e finalizando o podium o enxadrista da Academia Araxaense de Xadrez, Adriano Pena Ribeiro Lemos, com 4 pontos, perdendo para Gilberto nos critérios de desempate.

Na categoria Feminina, a professora e árbitra Andrea Lorena que participou pela primeira vez de um torneio foi a grande campeã, seguida pela enxadrista de Uberaba, Marilza de Oliveira e em 3° lugar a enxadrista de Conquista, Janaína Nayara Barra.

Araxá foi bem nas demais categorias. Cinco enxadristas araxaenses também se destacaram no evento em suas respectivas categorias, não dando chances a ninguém. O enxadrista do Colégio Dom Bosco Germano Gerçossimo o mais novo do torneio com apenas 8 anos de idade foi campeão na categoria sub-8.

Já o enxadrista Bernardo Parolini, do Colégio São Domingos e da Academia Araxaense de Xadrez, foi campeão na categoria sub-10 e o enxadrista do Colégio Dom Bosco, Bernardo Gerçossimo, foi vice-campeão na mesma categoria. Na categoria sub-12 o campeão foi o enxadrista do Colégio Dom Bosco e da Academia Araxaense de Xadrez, Pedro Antônio de Oliveira e o enxadrista do Colégio São Domingos e da Academia Araxaense de Xadrez,César Romero Junior, que terminou o torneio como campeão na categoria sub-14. Araxá terminou o torneio com três troféus e 13 medalhas.

Notícias relacionadas