Super banner

Zema chega à marca histórica de 500 lojas

Zema chega à marca histórica de 500 lojas

Zema chega à marca histórica de 500 lojas 1

A Zema cresce de forma contínua e segura há mais de 90 anos. A história do grupo começou na década de 1920, com Domingos Zema, na venda de lubrificantes e acessórios para carros. Mais tarde, tornou-se revendedor Ford, abriu postos de gasolina, sendo o primeiro de Araxá inaugurado por ele. Também inaugurou farmácias, loja de ração, fertilizantes, fábrica de cerâmica, construtora, madeireira e até uma fábrica de carroças.

Já com idade avançada, Domingos entregou os negócios nas mãos do filho Romeu, que faleceu precocemente logo depois, em um acidente aéreo, deixando a empresa nas mãos do seu filho Ricardo, que tinha apenas 14 anos.

Ricardo foi assumindo os negócios aos poucos e protagonizou o grande crescimento do grupo. No fim dos anos 1990 havia apenas 4 lojas de eletrodomésticos. Foi então que Romeu Neto, um dos filhos de Ricardo, percebeu que este poderia ser o grande mercado de vendas do grupo.

Foram inauguradas centenas de lojas novas e, atualmente, a Zema é a 9ª maior rede de varejo de eletroeletrônicos do país em vendas, completando a marca histórica de 500 lojas, caracterizando-se como a 4ª em número de filiais. Há mais de 10 anos consecutivos é reconhecida entre as melhores empresas do Brasil para trabalhar, certificada pela revista Época e através do Guia Exame.

A rede de lojas de eletrodomésticos faz parte do Grupo Zema, com atuação em diversos outros segmentos como distribuição de combustíveis, varejo de móveis, eletroeletrônicos e vestuários, concessionárias de veículos, autolocadora, varejo de autopeças, consórcio e serviços financeiros.

Possui dois grandes Centros de Distribuição localizados nas cidades de Araxá e Montes Claros, com mais dois sendo construídos em Leopoldina e Francisco Sales. Atende mais de 2,5 milhões de clientes em mais de 650 cidades, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Bahia e Espírito Santo. São mais de 750 pontos de venda, com mais de 7.500 colaboradores.

A Zema é uma empresa familiar de quatro gerações, que tem como atual presidente Ricardo Zema. Ele divide a gestão com os filhos Romeu Zema Neto e Romero Zema, que trabalham todos os dias para manter o crescimento consistente e seguro do grupo. Além de atingir a marca de 500 lojas, possui grandes perspectivas de expansão para o futuro, com mais de 800 novas praças mapeadas.

A cultura organizacional, a política de igualdade, o senso de justiça e meritocracia são essenciais para o trabalho participativo e fazem da Zema, uma empresa que cresce e evolui sempre, tornando-se cada vez mais conhecida no mercado nacional. 

Notícias relacionadas