Categorias: Cultura

11ª edição do Fliaraxá acontece de 5 a 9 de julho

Educação, Patrimônio e Literatura. Com estrutura inédita e a presença de autores nacionais e internacionais renomados, o Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) chega a sua 11ª edição e acontece de quarta-feira (5) a domingo (9) no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim, com entrada gratuita.

O festival oferece em sua vasta programação opções para todas as faixas etárias. Dentre as atrações estão contação de história, saraus, mesas de conversa, oficinas, lançamentos de livros, debates, prêmio de redação, sessão de autógrafos e a presença de escritores conceituados.

Além disso, a estrutura de mais de 2 mil m² conta com três auditórios, área para leitura, palco para atrações musicais, área gastronômica, livraria e um espaço inédito dedicado exclusivamente ao público infantil.

Os autores homenageados desta edição serão Mário de Andrade, a jornalista e escritora Eliana Alves Cruz e a poeta araxaense Líria Porto.

A exposição “Muros Invisíveis – Educação”, também está presente nesta edição e foi instalada na fachada do Estádio Municipal Fausto Alvim, que recebe o Fliaraxá pela primeira vez. Acompanhando o tema do festival, “Educação, Literatura e Patrimônio”, a mostra apresenta fotografias de 43 professoras e professores negros de Araxá, ocupando 100 metros de extensão na avenida Imbiara.

Realizado desde 2012 na cidade, o evento abrange um público maior a cada ano, e para 2023 a estimativa é que o festival receba cerca de 35 mil pessoas ao longo dos cinco dias de realização.

O Fliaraxá conta com a parceria da Prefeitura de Araxá e da Fundação Cultural Calmon Barreto, e é apresentado pela CBMM via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Juliano Cesar da Silva, além de valorizar a cultura, a educação e o patrimônio da cidade, o Fliaraxá contribui de forma significativa com o turismo local.

“O Fliaraxá atrai visitantes de todo o país, interessados em conhecer as riquezas de Araxá, sejam elas, culturais, literárias ou gastronômicas. E isso com certeza impulsiona a economia local, valoriza o trabalho de empresários de diferentes ramos na região e fortalece a cidade no mapa nacional, como destino cultural e turístico”, ressalta.

Para o prefeito Robson Magela, acrescenta que o Fliaraxá já faz parte da história da cidade. “Um dos maiores festivais literários do país acontece aqui. Temos um enorme orgulho disso e vamos continuar contribuindo com a valorização da educação, do turismo local e promovendo o acesso à cultura para toda a população”, reforça.

Confira a programação completa em ( www.fliaraxa.com.br )

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…