Categorias: Polícia

37° BPM lança oficialmente o projeto Identidade

O 37° Batalhão de Polícia Militar (BPM) lançou oficialmente o projeto Identidade, na noite desta segunda-feira (16), em solenidade realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia). Uma das medidas é a prática da lei municipal 5.118, que proíbe a entrada de pessoas com o uso de capacete ou outro objeto que dificulte a sua identificação em estabelecimentos comerciais, de serviços de qualquer ramo bancário e repartições públicas.

Segundo o Código de Postura do município, o comerciante que não afixar a placa de uso proibido de capacete será multado e o cidadão que descumprir a lei irá responder por crime contra o Código Penal.

De acordo com o assessor de Comunicação do 37° BPM, capitão Eurípedes, a lei vigora desde 2007, mas era desconhecida por muitos comerciantes. Segundo ele, uma parceria entre a PM, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) e Acia criou as placas de identificação a serem fixadas nos estabelecimentos.

“O projeto é no sentido de orientar todo o comércio de Araxá a respeito do crime contra o patrimônio. Essa ação de se retirar o capacete vai dar uma visibilidade grande do motociclista e dar um sossego a esse problema. A partir de agora, o motociclista só será atendido nos locais sinalizados após retirar o capacete. Caso a pessoa se recuse, o comerciante poderá acionar a Polícia Militar que se fará presente no local”, afirma o capitão.

O comandante do 37° BPM, tenente-coronel Euripes José Alves, explica que o projeto vai levar mais segurança à população de Araxá, além de prevenir que crimes de assaltos e roubos com uso de capacetes continuem acontecendo.

“Temos feito um trabalho de prevenção lançando grupos específicos para combater esse tipo de crime cometido por motociclistas e intensificando as operações. Já conseguimos reduzir o número de assaltos, mas sempre procuramos fazer esse tipo de parceria com a sociedade, visando, justamente, prevenir os mais variados crimes”, destaca o comandante.

O presidente da Associação dos Mototaxistas de Araxá, Odimar França, diz que a aplicação da lei importante para melhorar a imagem dos mototaxistas. “Tivemos muitos assaltos cometidos por pessoas usando capacetes e isto acaba refletindo na classe. A associação vai contribuir para a aplicação da lei e colaborar para que os comerciantes tenham mais segurança para trabalhar.”

O presidente da Acia, Emílio César Ribeiro Parolini, destaca que o projeto concretiza mais uma etapa para melhorar a segurança do comércio local. “É mais uma medida de segurança que vem tranquilizar os empresários araxaenses e a população de um modo geral. A prevenção é sempre a melhor maneira de evitar assaltos e roubos em comércios e o projeto Identidade vai contribui bastante para a aplicação da lei municipal e, consequentemente, na redução desses crimes cometidos por motociclistas.”

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…