Educação

800 anos além dos muros da história

Nos dias 21, 22 e 23 de outubro, foi pintado um painel comemorativo dos 800 anos da Ordem Dominicana. O evento contou com a participação especial dos artistas Ton Lima, professor de Arte do Colégio São Domingos, Does, de São Paulo, Lelin Alves, Robin, Mixa, Pink, Thales e BBoy de Ribeirão Preto, sob a coordenação artística de Wanilza Vieira, Coordenadora de Projetos do CSD.

Através da técnica do grafite, cada artista, com criações exclusivas, retratou muito bem o tema. O confronto entre a tradição de oito séculos de existência da Ordem Dominicana e a inovação em utilizar novas estratégias e linguagens são marcas determinantes do painel e da história dominicana.

O planejamento e a execução do painel tiveram como objetivo evidenciar a força dos dominicanos como desbravadores em busca da justiça nas mais variadas esferas do conhecimento humano, sempre à luz da Verdade, Veritas, por meio do estudo e formação acadêmica. O preto e o branco, cores da Ordem, reforçam a Verdade:  “Preto no Branco”.

As cores vibrantes do painel evidenciam a vivacidade dominicana nesses 800 anos. A diversidade de estilos da obra remete à diversidade da Ordem Dominicana formada por homens e mulheres, Frades, Monjas, Irmãs Dominicanas e leigos.

A força dominicana, fruto de constantes estudos em várias áreas, está registrada como chama de mudanças importantes para a humanidade, representada por São Domingos e seus seguidores.

A figura que abraça Araxá com suavidade retrata os dominicanos, sua cor azul remete a ideia de eternidade. A Igreja Matriz de São Domingos, o Colégio São Domingos, presentes no coração da cidade, propagam os ideais de Domingos de Gusmão e a vontade dominicana de formar cidadãos para o mundo.

A imagem da Madre Anastasie representa a presença marcante das Irmãs Dominicanas na história de Araxá, do mundo, a força dessas mulheres de ação, fé, inteligência e constante inovação.

São Domingos dizia “O trigo amontoado apodrece, disperso frutifica.” Cada dominicano é, ao mesmo tempo, trigo e semeador de outros trigos cultivados no CSD, que frutificam na cidade e no mundo. Conquistar espaço de justiça e realizações pautadas no estudo, na fé, na igualdade e no respeito a tudo e a todos são elementos essenciais do carisma dominicano.

A equipe do Colégio São Domingos, através desse painel, homenageia todos os dominicanos – frades, irmãs, leigos, alunos, profissionais, famílias de ontem e de hoje, que fazem parte desses 800 anos de História. O ontem, o hoje e o amanhã representam para a família dominicana enorme responsabilidade de continuar essa caminhada histórica além desses oito séculos.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…