Categorias: Cidade

Acia incentiva pesquisa sobre uso comercial da Lama de Araxá

A Acia trouxe à Araxá a farmacêutica-bioquímica Dra. Maria Valéria Robles Velasco que proferiu palestra sobre as características e potencialidades do uso terapêutico e cosmético do Fango, a argila negra maturada, conhecida também como Lama de Araxá. Ela pesquisa as propriedades da Lama de Araxá desde 2005, como orientadora do Programa de Pós-graduação da FCF/USP e avalia como excelentes as possibilidades de utilização do produto na área de estética.

 A Dra. Maria Valéria explica que o foco do seu estudo foi caracterizar a Lama de Araxá que nunca tinha recebido uma definição de maneira complexa do ponto de vista físico-químico, microbiológico e parasitológico. “Tivemos boas surpresas durante os estudos que realizamos inicialmente e acreditamos que este produto pode ser usado com bons resultados cosméticos para limpeza de pele, esfoliação e até para tirar dores. O produto apresentou ótimas características com capacidades benéficas na área de estética”, explica ela.

 Segundo a farmacêutica-bioquímica, os estudos foram desenvolvidos inicialmente entre 2005 e 2008 através de uma dissertação de mestrado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. “Nós inclusive já publicamos os resultados positivos destes estudos em revistas internacionais. O objetivo é que este projeto cresça através de uma parceria da Universidade de São Paulo com a Associação Comercial e Industrial de Araxá e outros setores da cidade”, afirma.

O presidente da Acia, Márcio Farid, explica que a intenção é reunir o conhecimento existente nessa área, com a assessoria da pesquisadora, para que essa matéria-prima possa ser transformada em produtos que divulguem Araxá. “O nosso objetivo é que empresas possam produzir a partir dessa matéria-prima, o Fango, gerando produtos que possam não só ser uma atividade econômica, mas também divulgar Araxá como um produto próprio para a beleza e a cosmetologia, que é um ramo da indústria que vem crescendo ano a ano”, explica Farid.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…