Categorias: PolíticaSaúde

Ações contra o coronavírus são debatidas na Câmara Municipal de Araxá

A Câmara Municipal promoveu, nesta terça-feira (2), por solicitação dos vereadores Raphael Rios e Robson Magela, uma reunião com a secretária de Saúde, Diane Dutra, para esclarecer dúvidas referentes às ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus em Araxá. A reunião foi transmitida ao vivo à população pelas redes sociais e imprensa, e está disponível pelo link https://www.youtube.com/watch?v=sR0ZW0mRA6w (1:02:20 até 2:50:25).

Raphael e Robson abriram a reunião destacando a importância do trabalho de prevenção e combate à Covid-19 e, assim como todos os vereadores, fizeram considerações sobre o trabalho desempenhado pela secretária Diane Dutra e equipe, e apresentaram questionamentos, alguns particulares e outros por contatos com a população.

Sobre a pandemia, Diane, que também coordena o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, relatou que cada tomada de decisão é embasada por normativas do Estado e do Ministério da Saúde, deliberação do comitê sobre demandas apresentadas e de definição de regras por resoluções e decretos.

Confira as principais questões respondidas pela secretária.

Demandas que serão avaliadas e reavaliadas

– Novas estratégias de uso dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Araxá para informar a população sobre todas as medidas adotadas ao enfrentamento da pandemia, considerando, além das redes sociais já existentes, a criação de aplicativos, coletivas on-line de imprensa e simplificação da linguagem para exemplificar os termos técnicos de normativas definidas via decretos.

– Funcionamento de mototáxis, que até o momento continua suspenso, pois, segundo Diane Dutra, é uma atividade que proporciona o contato muito próximo entre as pessoas.

– Reabertura de igrejas e academias, pois segundo Diane Dutra, essas atividades até o momento não foram liberadas por causa de estudos técnicos e científicos que as apontam como de potencial contágio por causa da aglomeração de pessoas.

– Ampliação de horários de funcionamento do comércio e de bares e restaurantes.

– Funcionamento do transporte público coletivo, pois, segundo a secretária, este serviço tem enfrentado dificuldades para controlar o fluxo de usuários.

– Reforço na fiscalização em supermercados e espaços públicos de lazer e atividades físicas, onde tem se identificado grande aglomeração de pessoas.

– Melhoria no sistema de telefonia para disponbilizar orientações à população.

Informações sobre testes rápidos, pessoas que testaram positivo e protocolos

– Até o momento 80% dos casos positivos de Covid-19 são de pessoas sem comorbidades, cumprem monitoramento e são orientadas a evitar contato com pessoas que se enquadrem nos grupos de risco.

– Há uma equipe específica para acompanhar o monitoramento e passar as orientações.

– Os testes rápidos são priorizados para profissionais de saúde e de segurança pública, pessoas que apresentem síndromes gripais e as que tiveram contato com infectados, seguindo protocolos do Estado e do Ministério da Saúde com tratamentos direcionados aos sintomas apresentados. Não há até agora medicamento ou vacina específica para tratamento da Covid-19.

– A Secretaria Municipal de Saúde tem em seu estoque neste momento 3 mil testes rápidos. Já foram realizados pouco mais de 1 mil testes rápidos na cidade pela Secretaria de Saúde, além de outros 900 exames PCR. Alguns lotes de testes rápidos foram doados pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

– Empresas também têm realizado testes rápidos em seus funcionários e repassado os resultados à Secretaria Municipal de Saúde.

– Laboratórios particulares também estão realizando exames e testes rápidos na cidade.

Estrutura hospitalar, investimentos de equipamentos e materiais

– Até o momento foram provisionados pouco mais de R$ 10 milhões para o enfrentamento à Covid-19 em Araxá, segundo estudo apresentado pelo vereador Raphael Rios, sendo cerca de R$ 7 milhões deste valor para contratação de leitos de UTI e enfermaria na Santa Casa de Misericórdia. Até o momento são 15 leitos de UTI e 74 de enfermaria (clínicas médicas).

– Dependendo dos índices de contágio, Araxá está apta a disponibilizar até 100 leitos de UTI, considerando os quatro hospitais existentes na cidade.

– Foi identificado alto custo para aquisição de máscaras de proteção. Diane relatou que há uma grande dificuldade por causa da disparidade de preços de materiais, principalmente máscaras, e houve a necessidade de adquiri-las devido à urgência em iniciar os atendimentos de coronavírus.

– A Prefeitura de Araxá está viabilizando nove aparelhos respiradores.

Há subnotificações?

– Diane Dutra relatou que não há subnotificações de casos positivos em Araxá. Foi montada uma estrutura abrangente com equipes de monitoramento, orientação e atendimento,  com controle de todos os dados coletados e divulgado diariamente (segunda a sexta) no Boletim Epidemiológico.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…