Categorias: Saúde

Açougues são alvo de investigação

A falta de higiene e infraestrutura, mau cheiro, temperaturas e armazenamento incorretos e produtos fatiados sem rótulos de informações são algumas das reclamações de clientes de supermercados, açougues, mercearias ou quaisquer tipos de atividades comerciais que exponham e vendam carne em Araxá.

De acordo com um funcionário de uma casa de carnes, há vários anos a Vigilância Sanitária não realiza inspeção e muitos estabelecimentos fazem a comercialização dos produtos sem o alvará de funcionamento que só é liberado após a fiscalização. A Secretaria Municipal de Saúde está ciente do problema e vai realizar um trabalho intenso de fiscalização e orientação dos proprietários.

Para a conservação desses produtos, alguns critérios básicos devem observados, como a importância das boas condições dos equipamentos da seção de carnes; piso, paredes e teto impermeáveis e de fácil higienização; a câmara fria deve possuir termômetro de ambiente e, se possível termógrafo, devidamente aferidos e sua temperatura interna deve ser mantida de zero grau Celsius a dois graus Celsius; a sala de manipulação do produto deve estar sintonizada para não quebrar a cadeia de frio; mesas e bancadas devem ser de aço inoxidável, com cantos arredondados e acabamentos sanitários; a limpeza do amaciador de carnes deve ser feita imediatamente depois de cada operação que utilizar carnes diferentes (bovina e suína), entre outros.

Segundo o funcionário, no máximo três estabelecimentos atendem as medidas previstas em lei. “Têm oito anos que a Vigilância Sanitária não faz uma inspeção em açougues. Para comprovar, é só chegar a um desses estabelecimentos e solicitar o alvará de funcionamento. A maioria não tem, porque para ser emitido é necessário que a vigilância faça uma fiscalização e libere o açougue. Até supermercados bem equipados e que na teoria passariam por uma vistoria são alvo de reclamações dos fornecedores de carnes por não aguentarem o mau cheiro da câmara fria”, diz.

O secretário municipal de Saúde, Antonio Marcos Belo, diz que a reclamação sobre a falta de qualidade das carnes comercializadas em Araxá procede.

“É papel da Secretaria de Saúde estar atenta ao que acontece com os alimentos que a população consome em suas casas. Vamos reunir a equipe da Vigilância Sanitária para programar visitas e orientar os estabelecimentos para solucionarmos esse problema o mais rápido possível. Estamos preocupados, porque as pessoas querem ter mais lucro e, muitas vezes, desligam os congeladores à noite, colocando em risco a saúde da população. É a discussão do lucro versus a saúde pública, mas temos que ficar atentos e a partir de agora vamos focar e intensificar a fiscalização.”

De acordo com ele, todos os estabelecimentos que fazem comercializam carnes serão fiscalizados. “Com essa denúncia, vamos agilizar o trabalho, já que a carne é um alimento perecível e se não for conservada da maneira adequada poderemos ter um grande risco para toda a comunidade. O empresário que não se adequar pode ter seu estabelecimento comercial fechado, mas inicialmente vamos fazer um trabalho de orientação e de alerta”, afirma.

“Em um segundo momento, vamos multar e em casos extremos acionar o Ministério Público para que atitudes sejam tomadas. A questão dos alvarás é seríssima, o estabelecimento que não estiver com o documento em dia será multado imediatamente. Todo empreendimento deve possuir alvará, é lei. Nós, como autoridades sanitárias, temos que cumprir a lei”, acrescenta o secretário.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…