Categorias: Economia

Agropecuária lidera criação de empregos formais em Minas

A atividade econômica que mais gerou empregos com carteira assinada em Minas Gerais durante o mês de abril foi a agropecuária, que apresentou uma taxa de crescimento de 5,05%. O setor foi responsável pela criação de 13.567 novos postos de trabalho no Estado. Durante o mês passado, Minas criou 45.030 novos empregos, com alta de 1,25%, acumulando no primeiro quadrimestre do ano a geração de 132.829 novos cargos e uma taxa positiva de 3,79%.

Os números, apurados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram divulgados nesta segunda-feira (17) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As safras de cana de açúcar e café foram responsáveis pelo resultados da Agricultura.

De acordo com o Caged, nos últimos 12 meses o índice de emprego no Estado cresceu 6,6%, ou seja, foram contratados mais 226.580 trabalhadores. O segundo setor, em percentual, que mais contribuiu para a criação de empregos foi a construção civil puxada pelos investimentos públicos em infraestrutura em todo o Estado, o que demonstra o acerto da política pública colocada em prática. O índice de crescimento na construção civil foi de 1,51% com a contratação de 4.710 operários.

A indústria de transformação, no entanto, em números absolutos contratou mais pessoas. Foram gerados 11.237 novos postos de trabalho no setor, que cresceu 1,43%, graças ao crescimento da demanda do mercado em vários segmentos, puxado pela própria expansão da renda e incorporação de novos consumidores, além da implantação de novos projetos.

Durante o mês passado todos os setores da economia mineira apresentaram crescimento. Praticamente estável, com uma variação negativa de 0,15%, a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foi responsável pela demissão de 16 trabalhadores em abril, enquanto nos últimos 12 meses, o percentual foi positivo, registrando mais 0,49%.

Em abril deste ano foram gerados no Brasil 305.068 novos postos de trabalho, recorde para o mês e para o primeiro quadrimestre e segunda melhor marca já registrada levando-se em conta todos os meses, somente atrás de junho de 2008 (309.442).

Os setores que mais geraram empregos no mês foram Serviços (96.583), Indústria de Transformação (83.059), Comércio (40.725), Agricultura (38.951) e Construção Civil (38.418). Dos 25 subsetores da economia, 13 registraram recordes. Todas as regiões obtiveram expansão no emprego, com saldos recordes para o Sul (53.363) e Centro-Oeste (31.498). Vinte e quatro Estados apresentaram elevação no emprego formal celetista.

Com Agência Minas

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…