Categorias: Cidade

Alda assume Desenvolvimento Humano com missão de reestruturar o PCA

Da Redação</strong> – Titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques assumiu a pasta de Desenvolvimento Humano no final de dezembro passado, com a missão de reestruturar o Programa para a Criança e o Adolescente (PCA), em substituição ao advogado Luciano Pires após denuncia de irregularidades no programa.

De acordo com o prefeito Jeová Moreira da Costa, Alda Sandra ficará à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano por tempo indeterminado. “Até que a situação administrativa e financeira do PCA esteja concluída.

O PCA tornou-se ao longo dos anos um verdadeiro cabide de empregos para o poder público e alvo de cobiça de políticos. Contratações irregulares, desvios de funções, atrasos de salários, déficit mensal e subprogramas com estrutura física inadequada foram algumas das irregularidades encontradas e que vieram a público em dezembro passado, quando a prefeitura atrasou em quase 30 dias o pagamento da remuneração dos mais de 300 funcionários. Para regularizar a situação, a prefeitura vai reduzir em 40% o quadro de colaboradores.

Alda Sandra explica que cerca de 90 demissões serão feitas. “Até o fim deste mês já devemos chegar ao número de demissões que definimos. Essa adequação é para viabilizar o programa e não deixá-lo acabar. O PCA estava com um gasto acima da receita e com um grande déficit mensal, o que não podemos permitir. Não temos outra escolha a não ser enxugar a folha de pagamento”, explica.

“Quando concluirmos essa etapa, vamos visitar cada subprograma e analisar se o trabalho está sendo bem feito com o número de funcionários que definimos ou se teremos que recontratar alguém para suprir uma demanda”, acrescenta a secretária.

Ela afirma que uma auditoria feita pela administração municipal está sendo concluída. “Tudo está sendo levantado, qual o déficit mensal do programa, a dívida de FGTS e INSS que não foram depositados, tudo de irregular que existia no programa será divulgado e vamos adequar a situação. Os funcionários que estão sendo demitidos estão recebendo todos os seus direitos trabalhistas e a nossa intenção é regularizar também a situação dos trabalhadores que vão permanecer no programa”, diz Alda Sandra.

“O recurso do PCA para 2011 será superior a R$ 3 milhões, que é a verba doada pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) anualmente, ou seja, com esse recurso teremos que regularizar a situação dos funcionários e investir nos subprogramas”, afirma a secretária.

Novo parceiro

O Fundo da Infância e Adolescência (FIA) dos municípios de Araxá e Tapira receberão cada um R$ 40 mil de contribuição da Vale Fertilizantes. Os recursos são referentes aos incentivos fiscais de 2010 e deve ser aplicado em políticas, programas sociais e ações voltadas ao auxílio e desenvolvimento de crianças e adolescentes carentes indicados pelos conselhos.

De acordo com o gerente-geral de Comunicação Corporativa da companhia, Paulo Eduardo Batista, com a ação a Vale Fertilizantes reafirma seu compromisso de incentivar e contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde está inserida.

O FIA funciona como um suporte ao Estatuto da Criança e do Adolescente, permitindo a arrecadação de doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas, dedutíveis do Imposto de Renda e que são destinadas a projetos sociais com foco no atendimento a crianças e adolescentes.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…