Super banner
Super banner

Alunos participam das atividades de encerramento do projeto Cientistas do Cerrado

Alunos participam das atividades de encerramento do projeto Cientistas do Cerrado

Na terça-feira (27) começaram as apresentações teatrais que encerram a programação anual do Cientistas do Cerrado. O projeto é promovido com os alunos do 4º ano do ensino fundamental, uma iniciativa da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino. O projeto de educação ambiental com ações interdisciplinares, atende mais de 1,5 mil alunos de 28 escolas municipais, estaduais e particulares.

A encarregada do Departamento de Projetos da Secretaria de Educação, Vanessa Rocha Borges, informa que o Cientistas do Cerrado é promovido há 16 anos, vai de abril a novembro, período em que os alunos participam de atividades interdisciplinares com ações pedagógicas que promovem a aquisição de conhecimento.

São oferecidas oficinas sobre fauna e flora do Cerrado, sobre nióbio e desenvolvimento sustentável, plantas medicinais, visita à CBMM, à Fundação Cultural Calmon Barreto e às Termas de Araxá.

“Os alunos desenvolvem ações que contribuem para que sejam cidadãos mais conscientes. O projeto trabalha meio ambiente, história e as riquezas minerais de Araxá. Os estudantes enriquecem o vocabulário, melhoram a escrita e leitura, interfere em todo o comportamento educativo na escola.”

O assistente de Serviço de Meio Ambiente da CBMM, Aloísio Leandro da Silva, ressalta que a proposta do projeto é fortalecer as parcerias com a Secretaria Municipal de Educação, a Superintendência Regional de Ensino e com as demais instituições que colaboram de forma voluntária no desenvolvimento do trabalho.

As ações são promovidas com o intuito de trazer mais compromisso, responsabilidade e aprendizado para os alunos nas questões que envolvem consciência ambiental, valorização do patrimônio histórico, cultural e das riquezas da região.

“Os estudantes se envolvem, se interessam, trabalham as atividades propostas. Agora é um momento de fazer o fechamento proporcionando uma certa condição de lazer, com uma peça de teatro sobre educação ambiental voltada para essa faixa etária, com linguagem adequada para esse público.”

Nesta semana, o teatro Municipal recebe alunos de todas as escolas para assistirem à peça “A fantástica viagem ao Futuro”, produzida pelo grupo Reticências, de Belo Horizonte. Entre as atividades de encerramento do projeto também está a entrega do certificado de participação e do kit pedagógico para os estudantes que se destacaram em cada categoria.

Os trabalhos são avaliados por uma comissão que premia os destaques dos concursos de redação, prosa, poesia, desenho, panfleto, história em quadrinhos e paródia. “Este ano ampliamos a premiação e 60 estudantes vão ganhar o kit pedagógico. Eles também recebem um dos primeiros certificados da vida escolar, participam da solenidade de formatura e recebem o certificado de Cientista do Cerrado”, destaca Aloísio.

A estudante Ruth da Silva Gouveia, 10 anos, da Escola Estadual Delfim Moreira, conta que foi muito bom participar.  “Me fez enxergar a natureza e o cerrado de outra forma. As oficinas e as visitas me ajudaram a aprender mais.”

O aluno da Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães, Kelvin da Costa Silva, 9 anos, e revela que achou a iniciativa muito importante. “Nossa oficina foi sobre as águas de Araxá e fizemos uma visita às Termas. As águas me chamaram a atenção, foi muito interessante.”

Entre os parceiros do projeto Cientistas do Cerrado estão a Reserva Ecocerrado Brasil, a Polícia Militar de Meio ambiente, a Sala Verde do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB).

  • cerrado1_28112018
  • cerrado2_28112018
  • cerrado3_28112018

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x