Categorias: Cidade

Aracely e Lídia visitam Centro de Oncologia e UTI Neonatal em Patos

O prefeito Aracely de Paula e a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Lídia Jordão, estiveram recentemente em Patos de Minas, a 160 quilômetros de Araxá, onde visitaram o Hospital São Lucas, que atende 90% de sua demanda em diversas especialidades médicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Aracely e Lídia foram acompanhados pela procuradora-geral do Município, Cidinha Rios, pela diretoria da Santa Casa, Kleber Pereira Valeriano (provedor), Dra. Ana Maria Cabral Moura (diretora clínica) e Diane Dutra Cardoso (diretora administrativa) e pela pediatra Dra. Maria Inês Ribeiro de Castro Araújo.

Recebida pelo médico e diretor-geral Dr. Sérgio Piau Vieira e pela diretora administradora Geni Braz Resende, a comitiva araxaense conheceu todas as dependências e atendimentos ofertados pelo Hospital São Lucas. Destaque para os modernos Centro de Oncologia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal com 20 leitos, serviços estes que o prefeito Aracely e a vice Lídia Jordão estão buscando para Araxá e estão entre as prioridades para o Setor de Saúde do Município.

Em seu programa semanal de rádio, Aracely e Lídia destacaram a visita ao Hospital São Lucas. “São duas unidades de saúde que falam muito diretamente das necessidades de Araxá, estivemos no Centro de Oncologia, altamente sofisticado, atualizado e com profissionais altamente competentes, onde tratamos ao lado também de dirigentes de setores hospitalares de Araxá, da possibilidade de trazermos imediatamente para a nossa cidade um Centro de Oncologia, tanto na radioterapia e na quimioterapia. Trabalhamos também trazer para Araxá uma unidade da UTI Neonatal com 20 leitos que nos foram propostos”, anunciou o prefeito.

“Então, a população de Araxá que, ao longo do tempo, eu sei que carece desses equipamentos, que padece de muitas vezes de viagens longas e contínuas. Nós estamos trabalhando para solucionarmos definitivamente esse problema e, se Deus quiser, vamos conseguir. É uma expectativa muito boa que temos quanto ao resultado”, ressaltou o prefeito.

Lídia Jordão ressaltou que a oportunidade foi extremamente importante. “Vimos bem de perto duas realidades que, para nós, eram distantes, tanto a UTI Neonatal, que imaginássemos que fosse uma coisa muito difícil, mas pudemos ficar até emocionados quando entramos e vimos a possibilidade dela ser tão próxima da nossa realidade. Um espaço que temos disponível e pode ser aproveitado e uma possibilidade de ter recursos humanos que necessitamos para essa situação”, relatou. 

“De outro lado, tivemos a oportunidade de conhecer um Centro Oncológico muito simples, mas muito moderno, onde os pacientes são atendidos de forma humanizada. É um centro que você entra e imagina que está numa simples clínica onde você vai ser consultado e, de repente, você tem ali quimioterapia, radioterapia. Então, foi um passo importante para nós, foi até emocionante graças a essa iniciativa do prefeito de nos acompanhar e buscar o que é melhor para a nossa Araxá”, concluiu.

Ficou acertada uma visita em breve de Dr. Sérgio Piau a Araxá para conhecer a estrutura local e dar continuidade às negociações da implantação do Centro Oncológico e da UTI Neonatal.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…