Categorias: Política

Aracely é o novo presidente do PR Minas

Após vários meses de brigas internas que levaram o Partido da República (PR) a sair dividido nas Eleições 2010, foi aprovado a nova direção para Minas Gerais em reunião com a bancada nacional do partido, que terá o deputado federal Aracely de Paula como presidente, sucedendo o ex-vice-governador de Minas, Clésio Andrade, atual presidente da Conferência Nacional dos Transportes (CNT).

A confirmação foi encaminhada nesta quinta-feira (18) ao presidente e secretário nacional do PR, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto. Aracely conseguiu consenso entre as correntes que dividiam o partido.

Uma conturbada convenção partidária no meio do ano foi o estopim da crise evidenciada no PR mineiro no pleito de outubro, quando foi preciso uma intervenção nacional da legenda para liberar os deputados a seguirem com a candidatura do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) à reeleição. Do outro lado, Clésio Andrade ficou com a candidatura de Hélio Costa (PMDB).

Ponteiros não tão acertados, a Comissão Executiva Estadual só foi confirmada na quarta-feira com o nome de Aracely para presidente, e dos deputados federais Aelton Freitas para vice e Bilac Pinto para secretário-geral.

No cargo de tesoureiro ficou Bernardo Santana. Sem mandatos, Clésio Andrade e os ex-deputados José Santana e Edmar Moreira vão compor a Executiva, da qual participará ainda o deputado estadual Deiró Marra.

Aracely admite haver dificuldades, mas promete trabalhar pela unificação da legenda, para ele, vitoriosa com a ampliação da bancada em Brasília, sendo que o Estado fez sete parlamentares.

“O que entendo é que houve muita turbulência no período eleitoral, mas o partido superou e saiu vitorioso do processo. Quanto às feridas não curadas ainda, vamos ter tempo para conversar com as pessoas e mostrar que todos são importantes.”

O deputado diz ainda que trabalha para estender a participação do partido em todo o interior de Minas e se articula para garantir presença no governo Anastasia.

Embora os integrantes do partido evitem falar abertamente, a escolha do novo comando partidário não foi tão tranquila, apesar de se chegar ao consenso para o novo presidente.

Os problemas maiores estiveram no restante da composição. Um dos conflitos era a definição de qual seria a participação de Clésio Andrade na chapa. Ele foi procurado pelo Estado de Minas, mas não obteve retorno.

Para o deputado federal Lincoln Portela, que será primeiro secretário do partido, a crise interna não assombra mais o PR. “Esses conflitos estavam até mais dirimidos, eram coisas do partido já pacificadas. A gente só está oficializando (com a nova direção)”, afirma. O atual vice-presidente José Santana também acredita que a paz se estabeleça. “Todos foram unânimes, é uma chapa de consenso.”

Com Estado de Minas

Matérias recentes

Biblioteca Móvel leva acesso à leitura de forma gratuita em todos os bairros de Araxá

“Embarque na leitura que só faz bem”, com este famoso jingle, a Biblioteca Móvel “Embarque…

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…