Categorias: Saúde

Araxá antecipa Dia Mundial da Saúde com pré-conferência e campanha

Da Redação/Raphael Rios  – A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (2) duas atividades importantes em comemoração antecipada ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril.

No Clube Araxá, a partir das 10h, acontece a Pré-Conferência Municipal de Saúde – Região Central para receber as demandas dos moradores no setor. Já na Praça Governador Valadares, das 9h às 13h, a população terá a oportunidade de passar por exames na Carreta da Saúde, que faz campanha de combate à hanseníase.

De acordo com o secretário Antônio Marcos Belo, as ações são de suma importância para a prevenção e discussão visando melhorias no município. Ele afirma que foi através de conferências que surgiram o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

O tema debatido é “Acesso e acolhimento com qualidade: Um Desafio para o SUS” e na discussão ainda estão a participação da comunidade e controle social, a política de saúde na seguridade social e a gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, Trabalho e a Educação em Saúde).

Carreta da Saúde

A Carreta da Saúde é equipada com cinco consultórios e um laboratório para realização dos exames de baciloscopia, tem ambientes climatizados, banheiro, palco com potente sistema de som, projetor multimídia com telão e elevador hidráulico, para acesso de cadeirantes e idosos.

Possui gerador próprio de energia e tem capacidade para atender cerca de 15 mil pessoas/ano.

Tratamento

A hanseníase se apresenta, basicamente, de duas formas. Se for do tipo paucibacilar (com poucos bacilos), o tratamento é mais rápido. É fornecida uma dose mensal de remédios durante seis meses, além da ingestão de um comprimido diário. Se for do tipo multibacilar (com muitos bacilos), o tempo para tratamento é mais longo. São 12 doses do medicamento, uma por mês, além de dois outros remédios diários durante dois anos. O tratamento será 100% eficiente se for levado a sério do começo ao fim. Todos os medicamentos devem ser distribuídos pela rede pública de saúde.

Matérias recentes

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…