Categorias: Saúde

Araxá aplica a 3ª dose contra a Covid-19 para adultos e idosos (18+) nesta quinta; confira outras etapas

Araxá inicia a aplicação da 3ª dose (reforço) contra a Covid-19 para a população a partir de 18 anos (18+) – adultos e idosos. Para receber a terceira aplicação, é necessário ter sido imunizado com a 2ª dose há pelo menos cinco meses. A imunização acontece nesta quinta-feira (9), das 8h às 16h, no Sesc.

O cronograma no Sesc também contempla a antecipação da aplicação da 2ª dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca para pessoas a partir de 18 anos com agendamento até o dia 28 de dezembro ou doses em atraso.

E a aplicação da CoronaVac acontece de acordo com agendamento no Cartão de Vacina ou doses em atraso.

Imunização na Unisa

1ª dose de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades

A vacinação contra a Covid-19 de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiência permanente grave acontece nesta quinta (9) e sexta (10), na Unisa, das 8h às 16h. Para garantir a vacinação da 1ª dose, todos contemplados neste grupo devem comprovar sua condição clínica.

A Secretaria Municipal de Saúde exige no momento da vacinação os seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de Vacina, Cartão do SUS (se tiver) e declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica. Quem possuir Benefício de Prestação Continuada (BPC), deve levar o comprovante e a vacinação deve ter a presença de um acompanhante.

2ª dose de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades

A aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiência permanente grave nesta quinta (9) e sexta (10), na Unisa, das 8h às 16h. Para receber a aplicação é preciso ter recebido a 1ª dose há pelo menos 21 dias (três semanas).

3ª dose para pessoas com alto grau de imunossupressão

A Secretaria Municipal de Saúde aplica a 3ª dose (adicional) contra a Covid-19 para pacientes com alto grau de imunossupressão. A imunização acontece nesta quinta (9) e sexta (10), na Unisa, das 8h às 16h. De acordo com o Ministério da Saúde, para receber a dose adicional, pessoas com imunossupressão grave devem ter recebido a 2ª dose há pelo menos 28 dias.

No momento da vacinação, são exigidos os seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de Vacina, Cartão do SUS (se tiver) e declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica. Quem possuir Benefício de Prestação Continuada (BPC), deve levar o comprovante e a vacinação deve ter a presença de um acompanhante.

Para obter o documento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o médico de sua preferência (seja da rede pública ou privada). A emissão de apresentação de falso atestado configura crimes de falsidade ideológica e falsificação de documento, podendo resultar em pena de dois a cinco anos de prisão. A lista de comorbidades está disponível no Site Araxá Vacina (www.araxavacina.com.br).

Conforme orientação do Ministério da Saúde, são consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: Imunodeficiência primária grave; quem está realizando quimioterapia; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas com HIV/Aids; quem faz uso de corticoides em doses iguais ou acima de 20 mg/dia de prednisona ou equivalente, por período igual ou superior a 14 dias; quem faz uso de drogas modificadores da resposta imune; doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

3ª dose para profissionais de saúde

A Prefeitura de Araxá aplica a 3ª dose (reforço) da vacina contra a Covid-19 em profissionais de saúde que trabalham diretamente no combate ao coronavírus. A imunização acontece nesta quinta (9) e sexta (10), na Unisa, das 8h às 16h.

Para receber a vacina será necessário a apresentação da cópia da carteira de trabalho atualizada ou declaração que comprove o exercício da profissão.

A imunização abrange indivíduos que tomaram a segunda dose da vacina em um intervalo de 5 meses entre as aplicações e que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Dentre eles estão agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde.

Trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares que atuam em programas ou serviços de atendimento domiciliar, como cuidadores de idosos, doulas e parteiras.

Familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado.

Estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde, no que couber, desde que estejam em atividade de exposição ao Sars-Cov-2 em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica. Sendo destinada para profissionais que receberam a 2ª dose do imunizante em um intervalo de seis meses entre as aplicações.

1ª dose gestantes, puérperas e lactantes a partir de 12 anos

A vacinação para pessoas a partir de 12 anos de grávidas, puérperas e lactantes sem comorbidades que ainda não receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 também é realizada na Unisa, das 8h às 16h, nesta quinta-feira (9).

CRONOGRAMA

SESC

3ª dose (dose reforço) para adultos e idosos (18+) que tenham sido imunizados com a 2ª dose há pelo menos 5 meses – SESC

Dia e horário: 8 de dezembro (quinta) – 8h às 16h.

Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais e Cartão de Vacina.

2ª dose Pfizer e AstraZeneca para pessoas a partir de 18 anos com o agendamento no Cartão de Vacina até o dia 28 de dezembro ou doses em atraso – SESC

Dia e horário: 8 de dezembro (quinta) – 8h às 16h.

Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais e Cartão de Vacina.

2ª dose CoronaVac de acordo com o cartão de vacina ou doses em atraso – SESC

Dia e horário: 8 de dezembro (quinta) – 8h às 16h.

Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais e Cartão de Vacina.

UNISA

3ª dose (dose adicional) para pacientes com alto grau de imunossupressão – UNISA

Período: quinta e sexta (9 e 10 de dezembro) – 8h às 16h.

Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão do SUS (se tiver), Cartão de Vacina e declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica.

3ª dose (reforço) em profissionais de saúde que receberam a 2ª dose da vacina em um intervalo de 5 meses entre as aplicações – UNISA

Período: quinta e sexta (9 e 10 de dezembro) – 8h às 16h.

Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Carteira Profissional, Cartão do SUS (se tiver) e Cartão de Vacina.

2ª dose de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiência permanente grave – comorbidades (com intervalo de 21 dias entre as aplicações) – UNISA

Período: quinta e sexta (9 e 10 de dezembro) – 8h às 16h.

Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais e Cartão de Vacina.

1ª dose de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiência permanente grave – UNISA

Período: quinta e sexta (9 e 10 de dezembro) – 8h às 16h.

Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de Vacina, Cartão do SUS (se tiver) e declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica. Quem possuir Benefício de Prestação Continuada (BPC), deve levar o comprovante e a vacinação deve ter a presença de um acompanhante.

1ª dose Gestantes, Puérperas e Lactantes a partir de 12 anos – UNISA

Período: quinta e sexta (9 e 10 de dezembro) – 8h às 16h.

– Puérperas (com até 45 dias) e Lactantes (até 6 meses)

Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão do SUS (se tiver), Cartão de Vacina (se tiver) e Certidão de Nascimento ou Cartão do Bebê.

– Gestantes (com e sem comorbidades)

Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão do SUS (se tiver), Cartão de Vacina (se tiver) e Cartão Pré-natal.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…