Categorias: Turismo

Araxá Convention participa de Encontro Latino-Americano na Argentina

O II Encontro Latino-Americano de Convention Bureaux aconteceu com muito sucesso, em Rosario, na Argentina, nos últimos dias nove e dez de setembro. O Araxá Convention & Visitors Bureau (ACVB) esteve representado por seu vice-presidente, o empresário Jaime Sánchez, a convite da secretaria de Estado de Turismo e da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.

Este evento teve como objetivo principal gerar um contato permanente entre instituições do setor, possibilitando um crescimento sustentável do mercado de feiras e congressos na América Latina. De Minas Gerais estiveram presentes os CVBx de Belo Horizonte, Ouro Preto, Juiz de Fora, Uberlândia e Araxá.

Rosario é uma cidade argentina de 1 milhão e 100 mil habitantes, localizada na província de Santa Fe. O Encontro de CVBx realizou-se na Bolsa de Comércio local e contou com as presenças de presidentes e diretores executivos brasileiros desta fundação de turismo e de vários outros países do continente latino-americano.

As palestras ministradas por executivos de grande representatividade na área de turismo giraram em torno do papel fundamental desempenhado pelos CVBx na garantia do incremento ao turismo. Ressaltou-se a necessidade de criar uma rede deles uma vez que apenas 8% do total da riqueza gerada pelo turismo no mundo vêm para o destino América Latina. A intenção é alterar este quadro e, conforme expressou, na ocasião, o presidente da Confederação Brasileira de CVBx, João Luiz dos Santos Moreira, “as tendências são globais e as oportunidades são locais”.

O vice-presidente do ACVB, Jaime Sánchez, foi o porta-voz do trade turístico local, oferecendo brindes aos congressistas e farto material de divulgação da cidade, do Convention e suas empresas mantenedoras e do Circuito da Canastra. Em Rosario, Jaime recebeu cumprimentos pela visão estratégica do ACVB em participar de um evento tão significativo para a consolidação do turismo latino-americano.

Durante o I Encontro, o Brasil foi escolhido para sediar a segunda edição do evento em 2010. Três cidades brasileiras são candidatas: Goiânia, Cuiabá e Uberlândia. A importância desta escolha deve-se ao fato do país já exercer uma posição de liderança, pois há muito desenvolve o projeto de formação de uma rede competitiva de marketing de destinos turísticos. Para isso conta com um eficiente “Manual de Competitividade”, baseado na ética e nas boas práticas, e que visa à garantia da sustentabilidade e do crescimento do turismo na América Latina. Este Manual está sendo usado como suporte para as políticas de integração de todos os CVBx do país e da América do Sul.

Umas das ações definidas neste Encontro é que cada cidade deve criar um evento de importância mundial, cujos resultados apresentam caráter de grande transformação social e econômica. O vice-presidente do ACVB, Jaime, acredita que este será o melhor caminho para Araxá. Segundo o empresário, “o Convention & Visitors Bureau é a garantia de crescimento sustentável do turismo. Araxá deve ter como meta, para um futuro próximo, trazer um grande evento de projeção mundial. Algo ligado ao meio ambiente e ao aproveitamento sustentável das riquezas do subsolo. Eventos dessa magnitude promovem grandes mudanças positivas para a cidade”, finaliza Jaime Sánchez.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…