Cidade

Araxá é contemplada com sede da Supram e será polo de mais de 30 municípios

Araxá será polo ambiental para mais de 30 municípios do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba. O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac, garantiu a implantação de uma unidade Regional de Meio Ambiente (Supram) em Araxá na última semana. O compromisso foi firmado durante uma reunião com o prefeito Aracely de Paula, o deputado Bosco, o promotor Márcio Oliveira, em Belo Horizonte. O objetivo é facilitar o acesso do cidadão e empresas aos serviços ambientais disponíveis na região e agilizar a formalização de denúncias de crimes ambientais.

A criação de uma unidade da Superintendência Regional de Meio Ambiente já havia sido autorizada pelo Governo do Estado em setembro do ano passado. A reivindicação da implantação do polo em Araxá tem sido constante, tendo em vista os inúmeros benefícios que o núcleo irá proporcionar e as dificuldades de empresários e produtores rurais de terem acesso aos serviços mais próximo, que está instalado em Uberlândia. Com a parceria firmada na última semana, o Ministério Público e a Prefeitura vão viabilizar o local para a implantação da unidade e o Estado o funcionamento.

O prefeito Aracely destaca o esforço e a persistência em trazer para Araxá a Superintendência Regional de Meio Ambiente. “Juntamente com o deputado Bosco e promotor ambiental Márcio, lutamos para que Araxá fosse contemplada com um setor completo da Supram. Todo e qualquer problema vivido em Araxá na área ambiental tínhamos que socorrer a outras cidades. Temos projetos ambientais que dormem nas prateleiras de Uberlândia há mais de cinco anos e atrasam, consideravelmente, ações que poderiam ser desenvolvidas em Araxá. Agora teremos a Supram em Araxá atendendo mais 33 cidades vizinhas em condições de resolver rapidamente os nossos problemas ambientais. ”

Aracely ressalta que a conquista da Superintendência Regional de Meio Ambiente reflete o momento vivido no município. “Temos um grande potencial e temos que brigar por ele. Araxá é uma cidade que se impõe da sua Microrregião, não apenas nos problemas da saúde e da educação, mas também em relação as questões ambientais. Até porque dessas 33 cidades que compõe a região, Araxá é que possui a maior demanda. Portanto, não se justifica nossa cidade ficar em uma situação de terceiro plano. A administração municipal participará decisivamente para que em breve temos já instalada a Supram no nosso município”, afirma o prefeito.

Supram

As Supram’s têm por finalidade planejar, supervisionar, orientar e executar as atividades relativas à política estadual de proteção do meio ambiente e de gerenciamento dos recursos hídricos formuladas e desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento dentro de suas áreas de abrangência territorial.

 

Ver comentários

  • Excelente notícia! Mas se o governo não autoriza nenhuma contratação em função da crise serão realocados servidores de outras Supram's para atender esta nova? Fica a dúvida, pois um de nossos principais problemas é falta de recursos humanos. Irão descobrir um santo para cobrir outro? É, no mínimo, incoerente!

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…