Categorias: Saúde

Araxá é escolhida como microrregional da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul

DA REDAÇÃO – A microrregião de Araxá foi escolhida para contemplar a Rede de Urgência e Emergência da Região do Triângulo Sul, denominada como Samu Regional. A implantação da rede foi debatida em reunião no Centro Administrativo de Uberaba, com participação de representantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e da Superintendência Regional de Saúde.

O Samu Regional abrangerá 27 municípios, divididos nas microrregiões de Araxá, Uberaba e Frutal/Iturama, que, juntas, concentram 750 mil habitantes. A Central Operativa será instalada em Uberaba.

Além das Unidades de Saúde Avançada (USAs), a iniciativa prevê a instalação de 19 Unidades de Saúde Básica (USBs), sendo três em Uberaba e uma nas demais cidades participantes.

A Unidade de Saúde Básica (USB) é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem.

Já a Unidade de Saúde Avançada (USA) é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro. Em ambos os casos, os resgates seguem o Protocolo de Suporte Básico de Vida. Todas as unidades são monitoradas, sendo possível conhecer a localização e a rota durante o deslocamento.

De acordo com o superintendente regional de Saúde, Iraci Neto, a rede contará com 24 ambulâncias já encomendadas via Estado, além do projeto Aeromédico, composto por seis helicópteros e dois aviões para cobrir todas as regiões mineiras.

Ele também destacou a formatação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul), que será gestor do Samu Regional. Os municípios já aderiram ao novo sistema que terá que ter o aval das respectivas Câmaras Municipais. Para tanto, a Amvale está disponibilizando seus consultores jurídicos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Financiado pelos governos federal, estadual e municipal, tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o Samu-192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

Matérias recentes

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…