Categorias: Agronegócio

Araxá integra o Roteiro Técnico do Cooperativismo Brasileiro

A Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda (Capal) é a única cooperativa de Minas Gerais a participar do Projeto Nacional de Fortalecimento do Ramo Turismo e Lazer e de Promoção à Integração Cooperativista. A Capal está entre o seleto grupo de nove cooperativas agropecuárias do país que integram o programa RTC Brasil – Roteiros Técnicos do Cooperativismo, desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro, por intermédio do Sistema OCDF- Sescoop/DF. O projeto tem como meta a realização de intercâmbios técnicos para fins de conhecimento, troca de informações, promoção e geração de negócios.

O objetivo é fortalecer o ramo Turismo e Lazer, por meio de ações estruturantes que envolvam a participação das cooperativas na promoção, gestão e operacionalização de intercâmbios em amplitude nacional e internacional, de natureza técnica e turística, no âmbito do cooperativismo. O programa conta com o apoio de recursos financeiros do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop) e a parceria institucional da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras e suas unidades estaduais. O roteiro inclui 23 cooperativas singulares, 7 cooperativas centrais, 2 confederações de cooperativas, dois bancos cooperativos e Sistema OCB/ SESCOOP / CNCOOP.

Os resultados esperados a partir deste projeto consistem na geração de novos cooperados, maior movimentação financeira das cooperativas de turismo e lazer participantes do projeto. De acordo com Remy Gorga, coordenador nacional do ramo turismo e lazer e superintendente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, o projeto surge em resposta às oportunidades internas e externas que as cooperativas do ramo podem usufruir. “Os intercâmbios realizados por cooperativistas em busca de conhecimento e possibilidade de negócios é crescente no Brasil e em todo o mundo. E essa é uma oportunidade para que as cooperativas do ramo Turismo e Lazer possam ampliar seus negócios, aproveitando esse nicho de mercado”, finalizou Gorga.

De acordo com o presidente da Capal, Alberto Adhemar do Valle Junior, com a RTC Araxá passa a integrar oficialmente a rota do cooperativismo de Turismo e Lazer. “Nesses 55 anos da Capal, sempre recebemos missões técnicas de todo o país e até internacionais, para conhecer o trabalho que realizamos. Nossa cooperativa é referência em diversos projetos, como por exemplo, o Educampo Leite e Educampo Café, projetos de assistência técnica desenvolvido pelo Sebrae, onde a Capal foi pioneira e tem até hoje os melhores resultados de Minas Gerais. Nosso projeto de Organização do Quadro Social (OQS), um dos pilares do cooperativismo, é referência há mais de 20 anos e sempre recebemos cooperativas para conhecer o trabalho desenvolvido aqui. Agora, integramos também o RTC Brasil, um projeto audacioso que pretende estimular o cooperativismo de turismo e lazer. Com a estrutura que a Capal tem e a vocação turística de Araxá, não poderíamos ficar de fora desse projeto. Temos vários atrativos, o Grande Hotel do Barreiro, o Horizonte Perdido, museus, propriedades de café e leite belíssimas, que com certeza vão encantar os participantes do O RTC – Brasil”, destaca Alberto Valle Júnior.

O presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Roberto Marazi, diz que o Projeto de Roteiros Técnicos do Cooperativismo (RTC-Brasil) é fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo no âmbito nacional e internacional. “Poucas Cooperativas no Brasil se organizaram para oferecer serviços de Turismo e Lazer, sendo que mais de 30 milhões de cooperativistas praticam esta atividade. O projeto Fortalecimento do Ramo Turismo e Lazer, desenvolvido pelo Sistema Cooperativista do DF com recurso do Sescoop Nacional, tem o objetivo de mudar este quadro. O RTC – Brasil é um modelo inovador que busca envolver e promover intercooperação e despertar interesse de cooperativas de outros ramos, para que esta atividade cooperativista cresça e se desenvolva.”

Roteiro Internacional

O programa RTC Brasil também possui cinco roteiros internacionais. Na Alemanha, durante cinco dias, o turista poderá realizar uma viagem de estudo e conhecimento do sistema cooperativo do país na Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e na Academia Alemã das Cooperativas (ADG). No Canadá, será um estudo sobre o cooperativismo de crédito do país, uma das referências no setor, onde o participante poderá realizar um curso com certificado internacional pela Universidade de HEC – Montreal.

Nos Estados Unidos, as visitas também estão relacionadas ao cooperativismo de crédito, envolvendo a WOCCU – Conselho Internacional de Cooperativas de Crédito, a CUNA – Associação Nacional das Cooperativas de Crédito e a NCUA – Administração Nacional das Cooperativas de Crédito dos EUA. A Espanha compreende um verdadeiro seminário sobre o cooperativismo, através de uma viagem de estudos ao cooperativismo local, envolvendo visita à Confederação Empresarial Espanhola de Economia Social – CEPES, maior entidade de representação de cooperativas da Espanha e a Sociedade Cooperativa ACOREX, na região de Extremadura, cooperativa de segundo grau que congrega 37 cooperativas agroalimentares.

Matérias recentes

Biblioteca Móvel leva acesso à leitura de forma gratuita em todos os bairros de Araxá

“Embarque na leitura que só faz bem”, com este famoso jingle, a Biblioteca Móvel “Embarque…

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…