Categorias: Política

Araxá poderá ser o coração tecnológico do século 21, diz Jeová

Da Redação – Depois de viajar pela Europa e Oriente médio em busca de tecnologias diversas, o prefeito Jeová Moreira da Costa destaca que Araxá poderá ser considerada o “coração tecnológico do século 21” se depender de seu empenho na negociação com as várias empresas que participaram das rodadas de negócios.

Empresários de Portugal, Espanha e Israel se mostraram muito interessados em investir no município, levando as tecnologias de ponta para serem espalhadas pelo Brasil, e Araxá sediaria um futuro parque tecnológico. A missão araxaense composta pelo prefeito e primeira-dama Elba Barbosa Moreira, pelos secretários André Luis Sampaio Borges e Alda Sandra Barbosa Marques, além de Antônio Lúcio Marques (Arap), Márcio Antonio Farid (Acia) e Carlos Alberto Delfino (IPDSA) concluíram as rodadas de negociações na noite da última segunda-feira (20).

Pela manhã, a comitiva visitou a empresa Odis Filtering Ltd, onde foram recebidos pela diretora de marketing Sara Eli. A empresa é especializada na construção de equipamentos para tratamento de água, em pequena e grande escalas, podendo produzir água potável, industrial, para irrigação e até para abastecimento de cidades.

Convidada para participar do Centro Tecnológico de Araxá, Sara Eli se mostrou bastante interessada, explicando que a empresa já iniciou processo de legalização para se instalar no Brasil.

Pela tarde, a equipe retornou à sede da Câmara de Israel, onde, junto com o presidente da entidade, Sammuel Yerusalmi, com o vice Henrique Kuchnir e com o moderador Selmo, receberam representantes de várias empresas como Afogroup (Jaques Zimmerman), que atua na construção de imóveis, como do maior shopping center de Moscou, inaugurado recentemente; Abe Trans Logistics (Emanuel Yoetz), que trabalha com logística de transporte por ar e mar, importando e exportando produtos diversos. Esta empresa já possui sede em Santos (SP) e pretende participar com sua logística nas ações de importação e exportação para o futuro Centro Tecnológico de Araxá.

Os representantes visitaram também a Amiram Porath Consulting (Amiram Porath), empresa especializada em transferência de tecnologia de universidades e faculdades para as empresas colocarem em prática, treinando todo o pessoal; as empresas Euroisrael e Aketov foram representadas por Roberta Anati e Michael Brayer, especializados auditorias e pesquisas; software para área de saúde e segurança. De acordo com Roberta Anati, o interesse em se instalar no Brasil é muito grande e eles pretendem comprar uma empresa no país para trabalharem com seus produtos, principalmente na área de saúde.

A empresa Givon Expanding the Horizont foi representada pelo diretor de marketing Goni Letzter. Ele atua na construção de peças para aviões e helicópteros, à base de alumínio e titânio, como no caso das aeronaves da Boeing.

Várias outras empresas foram apresentadas aos araxaenses, especializadas em áreas diversas como construção de casas e prédios populares; parques temáticos; chás de ervas medicinais; segurança por câmeras e radares, dentre outras.

Todas as informações foram absorvidas pela equipe de Araxá e, através de análise sobre o que realmente interessa ao município, o prefeito Jeová e a secretária Alda Sandra realizarão contato com as empresas para que o processo de instalação em Araxá seja iniciado.

Desde o primeiro dia das rodadas de negócios muitos empresários europeus e israelenses já deixaram claro que vão a Araxá conhecer a realidade da região para levarem suas tecnologias.

“Tivemos contato com muitos empresários e recebemos informações importantíssimas para nosso projeto do parque tecnológico de Araxá. Vamos realizar várias reuniões no Brasil, em nível municipal, estadual e federal para agilizar os processos de instalação, em nosso município, das empresas que detectarmos serem de interesse de nossa comunidade”, afirma.

“A viagem superou tudo que imaginávamos. Descobrimos muitas informações e tecnologias que vão mudar a vida não só da comunidade da região de nosso município, mas de vários brasileiros. Araxá poderá ser transformado no coração tecnológico do século 21”, acrescenta o prefeito.

A comitiva araxaense chega à cidade neste final de semana e na próxima segunda-feira (27) Jeová e Alda Sandra concederão entrevista coletiva à imprensa para falar sobre a viagem.

Com Ascom

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…