Categorias: Saúde

Araxá pretende vacinar 5 mil crianças contra a paralisia infantil

Termina amanhã (18) a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil em Araxá. A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar cerca de 5 mil crianças entre 0 a 5 anos. A primeira fase da Campanha Nacional contra a Poliomielite foi lançada na última semana, mas teve seu Dia D neste sábado (12), quando centenas de mães levaram seus filhos aos postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (Unis) para tomar a primeira dose da vacina. A campanha deste ano que vem intitulada “Vacinou: É gol”, faz uma alusão aos jogos da Copa do Mundo e também será uma oportunidade para colocar as vacinas de rotina em dia, evitando outras doenças perigosas.

A coordenadora do Centro de Vacinação de Araxá, Kênia Souza, diz que as mães devem procurar os postos de vacinação o mais rápido possível. “Este ano, o Estado já determinou que a campanha seja estendida até que os municípios alcance as metas estipuladas. Mas para evitar filas, as mães devem trazer seus filhos o quanto antes. Em Araxá, temos que vacinar cerca de 5 mil crianças e a expectativa é de uma grande movimentação, principalmente nos finais de semana”, destaca.

Apesar de o Brasil não ter registro de casos da doença desde 1989, é importante manter as campanhas de vacinação anuais porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país. O vírus ainda está em circulação em cerca de sete nações: Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Níger, Afeganistão e Somália. Além dessas áreas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a Angola, Bangladesh, Congo, Etiópia e Nepal como regiões com alto risco de reintrodução da poliomielite. No Estado, o último isolamento do poliovírus ocorreu em 1987 no município de Santa Maria de Itabira.

A OMS estima que a imunização previna, em todo o mundo, 550 mil casos da enfermidade a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava com deficiência física centenas de milhares de pessoas, todos os anos.

Segundo a Gerente de Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia Cortez, apesar de erradicada no país, que é modelo mundialmente de imunização desta doença, é importante imunizar as crianças contra a paralisia para que não apareçam novos casos, diminuindo assim a circulação do vírus. “Precisamos manter a vacinação até conseguirmos erradicar a pólio do mundo, é uma vacina fácil de ser aplicada, porém a doença ainda existe em muitos países e pode proliferar.”

Márcia ressalta a importância dos pais e responsáveis estarem munidos do cartão de vacinação da criança. “Aproveitamos à oportunidade da vacinação contra a pólio para que outras vacinas de rotina sejam colocadas em dia, como a de controle do tétano, coqueluche, sarampo, caxumba, entre outras. Não há contra indicação em tomar mais de uma dose, pode se tomar tranquilamente, inclusive a H1N1 que estará disponível para esta faixa etária.”

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…