Categorias: Meio Ambiente

Araxá recebe consulta pública sobre o uso das águas do Rio Araguari

A Associação Multissetorial de Usuários dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (Abha), juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), promoveu uma consulta pública referente à cobrança pelos usos das águas na Bacia do Rio Araguari, na tarde desta terça-feira (16), no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia).

De acordo com o presidente da Abha, Leocádio Alves Pereira, o objetivo foi apresentar a metodologia de cobrança pelo uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, que compreende cerca de um milhão de pessoas (20 municípios), além de informar e esclarecer dúvidas da população sobre a sua implementação.

Autoridades e lideranças de classe, além de representantes da sociedade civil participaram do encontro para discussão dos efeitos da cobrança nas diversas atividades que utilizam o recurso hídrico. “Quem define o valor a ser cobrado pelos usos das águas e as formas de pagamento é o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, porém, após as consultas públicas”, explica Leocádio.

O CBH é uma das instâncias responsáveis pelo planejamento e a gestão das águas da bacia, com caráter democrático, onde os usuários têm participação garantida. Dessa forma, a consulta pública acontece para reforçar esse caráter democrático e participativo.
 
Além de Leocádio, a mesa diretora da reunião foi composta pelo presidente da CBH, Wilson Akira Shimizu, e pela diretora de Gestão de Recursos Hídricos do Igam, Luiza de Marillac Camargo.

Cobrança pelo uso da água

A água vem sendo usada como se fosse um recurso natural infinito. No entanto, o crescimento da população e da atividade econômica demandam cada vez mais de nossos mananciais. Surgiu, então, a necessidade de estabelecer limites para a utilização de recursos hídricos.

A cobrança pelo uso da água é uma forma de conscientizar e estabelecer controle sobre os excessos ou desperdícios de alguns usuários, garantindo, assim, água de qualidade para as gerações atuais e futuras.

A cobrança não é um imposto, pois o dinheiro arrecadado não vai para o governo e sim para financiar estudos, projetos e obras na bacias previstos em seu Plano Diretor de Recursos Hídricos; Quem define sobre esse plano e os valores a serem cobrados é o CBH.

Quem paga?

Só deverão pagar os usuários outorgáveis, ou seja, aqueles que utilizam quantidades significativas de água na bacia hidrográfica.
– As barragens que acumulam mais de 5 mil m³, o que equivale a 5 mil caixas d´água de mil litros.

– As captações e desvios de água acima de um litro por segundo (1l/s), o que equivale a 86 caixas d´água de mil litros por dia.

– Captação em nascentes e cisternas que utilizem mais de 10 mil litros por dia.

– Poços artesianos, independente de quantidade de água captada.

OBS: Dentre os dispensados da cobrança, se enquadram os consumidores finais de água, ou seja, as residências, estabelecimentos comerciais, públicos e industriais atendidos pelos serviços de saneamento estadual ou municipal.

Com informações da Abha

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…