Categorias: Cultura

Araxá recebe Jornada Cultural da Fundação Bunge nesta quinta

O Centro de Memória Bunge, da Fundação Bunge, promove mais um encontro dentro de sua programação das Jornadas Culturais 2009, desta vez em Araxá, nesta quinta-feira (18), das 9h às 17h, no Memorial de Araxá. O evento terá uma programação diferenciada, que une técnicas de Artes Cênicas para facilitar o aprendizado de conteúdos científicos. “O objetivo é ensinar Ciências de uma forma lúdica, mesclando recursos artísticos e tecnológicos com o acervo disponível em museus e centros de exposição”, explica a coordenadora do Centro de Memória da Bunge, Marilúcia Bottallo.

As inscrições para a Jornada Cultural Estátua ou Esconde-Esconde no Museu? Dinâmicas da Interface Ciência&Arte e suas Contribuições à Educação Não Formal são gratuitas e podem ser feitas no site da Fundação Bunge.

Além da apresentação de conceitos teóricos, a programação prevê também a realização de uma oficina de artes cênicas, mostrando como é possível realizar a interface entre ciência, arte e tecnologia para que os estudantes despertem a curiosidade por conteúdos de Física, Química, Biologia, Astronomia e outras áreas, que ficam mais fáceis de serem compreendidos.

“Escolhemos uma dinâmica muito especial para o nosso encontro em Araxá, porque esta cidade mineira tem especial predileção pelo teatro”, destaca Marilúcia. A condução do workshop será do coordenador de Eventos e criador do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP), Adenilson Matos, com experiência também como diretor de teatro, ator de cinema, artista circense e dançarino.

Os participantes poderão conhecer algumas das dinâmicas e produções realizadas pelo núcleo, um centro de ciências interativo, localizado no bairro da Lapa, em São Paulo, que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica, recebendo anualmente cerca de 400 mil pessoas, entre estudantes e público geral.

 “As Jornadas Culturais são uma iniciativa do Centro de Memória Bunge com o objetivo de compartilhar o conhecimento em áreas ligadas à cultura, à preservação da memória, à educação e à inclusão social, usando o material disponível em acervos museológicos como ferramentas para se entender melhor o contexto em que vivemos e interagimos na sociedade hoje”, complementa Marilúcia.

O Memorial de Araxá fica na avenida Antônio Carlos, 116, Centro.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…