Categorias: Cultura

Araxá recebe o espetáculo “Batalha de Arroz Num Ringue para Dois”

Confira a programação:

26/07/13 – Teatro Municipal – 20h

Araxá será a primeira cidade do interior a receber o espetáculo BATALHA DE ARROZ – NUM RINGUE PARA DOIS. O espetáculo traz no elenco Nívea Stelmann e Mauricio Machado, com o texto do famoso dramaturgo Mauro Rasi.

A apresentação será gratuita e o espetáculo tem recomendação para maiores de 12 anos.

27/07/13 – Teatro Tiradentes – Tauá Grande Hotel

O mesmo espetáculo ainda terá uma sessão especial para hóspedes, turistas e população em geral, com venda de convites na loja Trânsito Livre, Supri Geraes, Chiquinho Sorvetes e Therma Tour. Na retirada de um Voucher na loja Click telecom é concedido um desconto especial nos convites.

E para este ano já estão programados:

 – MULHERES ALTERADAS (Luiza Tomé, Flávia Monteiro, Daniel Del Sarto e Samara Felipo)

– 100 DICAS PARA ARRUMAR NAMORADO (Daniela Valente)

– PORQUE OS HOMENS MENTEM

As propostas da campanha Vá ao Teatro que completa 20 anos tem propiciado a comunidade araxaense acesso aos espetáculos das grandes capitais, colocando Araxá na rota cultural do país.

CBMM, Fundação Cultural Calmon Barreto e Prefeitura Municipal participam do desenvolvimento da campanha Vá ao Teatro.

BATALHA DE ARROZ – NUM RINGUE PARA DOIS

Os casamentos sempre inspiraram muitas piadas. A comédia Batalha de Arroz num Ringue para Dois é um exemplo original de que o assunto ainda dá muito pano para manga.

Mauro Rasi abordou o tema despretensiosamente e fez com que seu texto, escrito em 1984, no auge da corrente denominada teatro-besteirol, se tornasse um clássico da comédia nacional e peça emblemática do gênero.

Batalha de arroz… atrai pelo tom de bem-humorado e insano que o dramaturgo propõe para a vida a dois, sempre sob a ótica da comédia. O autor extrapola ao máximo os conflitos cotidianos e aposta no humor ligeiro e divide a peça em quatro fases de um casamento. Nesses quatro movimentos, Mauro Rasi, com seu diálogo ágil, fino, preciso e certeiro devassa a intimidade do casal expondo com humor, o nervo central desta relação, certa distorção dos personagens.

No palco, as figuras distorcidas são Nélio e Ângela, casal que passa por diversas situações e momentos da vida (ou bodas, como define o texto). Desse casal atípico, deixando claras as transformações vividas por cada um e de uma forma bem-humorada das diversas fases do casamento.

Na primeira parte do espetáculo, o público acompanha o casamento dos personagens, para na sequência o público acompanhar as aventuras desse divertido casal nessas 4  bodas que se sucedem:

Bodas do Ciúme mostra o início do amor, com crises de ciúmes infantis, quando ele, ciumento patológico, não desgruda dela. Nélio tem tanto ciúme de Angela, que acaba inviabilizando a vida dela. Nem compra em supermercado ela consegue fazer, sem que o marido arrume confusão.

Bodas da Egolatria Nélio, o marido é pateticamente alucinado, preocupado com o mundo, não vê mais a mulher, lê jornal e relembra os escândalos políticos do país ignorando e sem escutar Angela.

Bodas da Supressão apresenta a mulher insegura e atrapalhada, uma marionete que vai se quebrando em cena. Uma contradição entre o homem que vê defeito em tudo o que a mulher faz ou tenta fazer, mas sempre da forma mais educada e carinhosa.

E Bodas da Paixão Angela desesperada tenta salvar o casamento. Ouve falar que as gueixas são as melhores esposas do mundo. Ao chegar em casa Nélio se depara com uma nova mulher, totalmente mudada: oriental e submissa !!

O espetáculo teve duas únicas montagens de muito sucesso, todas elas sempre com Miguel Falabella atuando, em 1984 ao lado de Bia Nunes e em 2004, com Claudia Gimenez e depois Claudia Raia. Na atual montagem de 2013, Miguel Falabella continua presente e é o padrinho da montagem, onde faz participação especial numa locução em OFF como importante personagem no texto: o Padre que celebra o casamento desse enlouquecido casal.

Com equipe inteiramente carioca, a peça teve sua estreia em SP, e na cidade marcou a  a estreia de Nívea Stelmann nos palcos daquela cidade, e a montagem comemora ainda os 25 anos de carreira de Maurício Machado, que tem longa experiência no teatro e o desafio de viver o personagem que foi escrito para Miguel e só representado por ele. A montagem de Jacqueline Laurence tem resultado igualmente hilário, pois amplifica a realidade de alguns, ou a maioria, dos casamentos seguindo os apontamentos do autor. Segundo Miguel Falabella, “O Mauro Rasi tinha isso: ele pegava uma lente de aumento que distorcia, mas ao mesmo tempo deixava tudo crível.”

A montagem marca também o feito de ser a primeira obra de Mauro Rasi a ser montada após o falecimento do autor em 2003, que até então tinham seus pedidos de montagem negados por seus herdeiros; pesou na decisão a equipe formada para esta montagem e a determinação e histórico da produtora do espetáculo, a manhas & manias de eventos.

Portanto ‘Batalha de Arroz num Ringue para Dois’ é uma bela ocasião para se homenagear, nos dez anos do falecimento de Mauro Rasi; genuíno dramaturgo autor de enormes sucessos do teatro como: ‘Pérola’, ‘Doce Deleite’, ‘A Estrela do Lar’, ‘A Cerimônia do Adeus’, ‘A Bofetada’, ‘A Dama do Cerrado’, ‘Baile de Máscaras’, ‘5 X Comédia’, ‘As Tias do Mauro Rasi’ entre muitas outras.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…