Categorias: Cultura

Araxá recebe orquestra do Cazaquistão

O Teatro Municipal de Araxá recebeu no domingo (09), às 20 horas, mais um espetáculo da série Concertos CBMM, a Almaty Symphony Orchestra Srtings que é formada por músicos caziquistaneses que é reconhecida em seu país como cartão de visita cultural.

A retirada de ingressos será na Fundação Cultural Calmon Barreto a partir da quinta-feira (06), de 8h as 18h. A produção é da Artinvest, com apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto e Prefeitura Municipal de Araxá e patrocínio da CBMM.

A Orquestra

A Almaty Symphony Orchestra Strings é dirigida por Marat Bisengaliev , com um grupo recém-criado dos melhores músicos da República do Cazaquistão; reconhecida em todo o mundo como cartão de visita da capital cultural do País.

A orquestra é composta de artistas altamente profissionais que atendem o “know-how” – o padrão de alta performance – de seu diretor musical. Esta é a primeira orquestra no Cazaquistão e para além de seu território, que planeja usar altas tecnologias no campo da eletrônica e de comunicações em suas realizações de trabalho.

O diretor artístico Marat Bisengaliev fez parceria profissional com rótulos do mundo de gravação, sendo as principais empresas de prestígio como EMI, Sony BMG, Classic Toccata, e Quartzo. A procura de um novo estilo, a Orquestra é impulsionada pelo interesse em participar de projetos sérios e Festivais. Há uma necessidade de se estabelecer uma marca competitiva capaz de igualar às famosas orquestras, numa questão de melhorar a imagem cultural do país.

O foco principal da Orquestra é sobre a realização de obras de cazaque importante e famosos compositores estrangeiros, entre eles o líder compositor britânico Karl Jenkins, que compôs uma série de obras sobre temas cazaques para orquestra Marat Bisengaliev, que têm atraído grande aclamação durante a estréia em todo o mundo.

A Almaty Symphony Orchestra Strings se posiciona como uma marca de alto nível e já se apresentou nos palcos mais prestigiados como Royal Albert Hall (Londres), Tiffany Hall (Tóquio), O Salão das Colunas (Moscou), o Warsaw Philharmonic Hall, Belfast Câmara Municipal, bem como os melhores locais de concerto na Irlanda, Inglaterra, Itália, Polônia, Ucrânia, Índia, Japão, Tailândia e Rússia.

O SOLISTA

Descrito recentemente pelo The Times como um “solista brilhante”, Marat Bisengaliev também tem sido designado o “Ysaye dos últimos tempos”(Eugène Ysaÿe foi o Rei do violino) pelo Jornal Americano Fanfarra. O New YorkTimes disse que”Como presente ele nos trouxe de volta um estilo de tocar que marcou a virtuosidade do violino no início do século, após várias décadas na sombra de um estilo mais friamente racional”.

Nascido no Cazaquistão, URSS, em 1962, começou com uma estréia surpreendente quando tinha apenas nove anos, mais tarde estudou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, com dois dos nomes lendários na aula de violino: Boris Belinkie Valery Klimov. Vencedor de numerosos concursos internacionais, além do Grand -Prixna competição Nicanor Zabaleta ,competição internacional realizada na Espanha, recebeu o prêmio especial de o mais virtuoso pelo desempenho mais destacado da competição.

Por suas realizações no mundo da música e sua contribuição para a imagem internacional do Cazaquistão em 2009, Marat Bisengaliev sob o título “Escolha do CIS”recebeu um prêmio honorário “Altyn Adam -Homem do Ano” do Cazaquistão,e depois foi reconhecido como o “símbolo musical do Cazaquistão 2000-2009″. Em 2000, ele recebeu o primeiro Independente”PlatinumTarlan” Prêmio e o governamental “Medal of Honor” no Cazaquistão.

Em 1991 estabeleceu-se na Inglaterra e desde então tem realizado com a maioria das grandes orquestras de fazer sua estréia concerto na Inglaterra,tocando o concerto de Beethoven com a Royal Philharmonic Orchestra.Desde então, ele aparece com as orquestras mais famosas nas salas de concerto mais prestigiadas: Carnegie Hall,Lincoln Center (NovaYork), no Wigmore Hall, Barbican Centre, Royal Albert Hall, Royal Festival Hall (Londres), Sheffield City Hall, Bridgewater Hall (Manchester), Cais (Belfast), última noite do Promsem Leeds Town Hall em Dublin, Sumida Triphony Hall (Tóquio).

Em fevereiro de 2011, Marat Bisengaliev realizou com uma orquestra «O Philarmonia» no Palácio de Buckingham para o príncipe Charles e a Família Real. Em 5 de dezembro, em homenagem ao 20º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Cazaquistão e os Estados Unidos Marat Bisengaliev deu um concerto em Washington, no “Kennedy Center”. A convite da Embaixadada República do Cazaquistão e do Governo da Tailândia, Marat Bisengaliev também deu concertos na ONU, em maio de 2012.

Serviço

Almaty Symphony Orchestra Strings

09 de junho de 2013

Teatro Municipal de Araxá

Às 20 horas

Informações pelo telefone 3691-7091

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…