Categorias: Cidade

Araxá sedia 10ª edição Conferência de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e o Conselho Municipal de Assistência Social promoveram, nesta semana a 10ª edição da Conferência de Assistência Social, no salão do Recanto do Idoso São Vicente de Paulo. O evento abordou o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) de vez, rumo a 2026” para avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento, implementação e consolidação do sistema.

O Suas é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal

O secretário de Ação e Promoção Social, Édson Justino Barbosa, abordou, durante discurso, a importância das presenças de representantes de entidades ligadas ao setor de Assistência Social e demais profissionais que, de alguma forma, contribuem para a execução de um trabalho de qualidade.

Representando o Ministério Público, a promotora Mara Lúcia Silva Dourado agradeceu a oportunidade de participar de uma conferência que ela considera a mais importante.

“Araxá está no ano das conferências. Não há como se falar da defesa da infância e da juventude, da defesa do idoso, sem passar pela assistência social. Todas essas áreas, inclusive a de saúde, precisam caminhar juntas com a assistência social”, declarou a promotora.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Paulo Marques Borges, destacou que a conferência é um espaço que privilegia a participação da sociedade civil e governo.

“Vivemos em uma sociedade de estado democrático onde podemos fazer as nossas escolhas. Estamos em um momento que vamos debater e promover um encontro de ideias e ideais para que, juntos, chegamos sempre a um consenso que beneficie toda a comunidade”, enfatiza o presidente.

No decorrer do evento, o tema central da conferência foi abordado em palestras proferidas pela advogada especialista em Gestão do Suas, Eide Suzana de Faria, e pela psicóloga Gisele Vinha. As duas palestrantes são da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

A conferência teve também abertura de espaço para formação de grupos e elaboração dos trabalhos, apresentação dos respectivos conteúdos, moções e deliberações pela plenária. Por fim, a conferência elegeu os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social.

Matérias recentes

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…