Categorias: Política

Assessoria Jurídica do município encaminha veto ao apostilamento

Da Redação/Caio Aureliano – O prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT) encaminhou o veto, por meio da Assessoria Jurídica, sobre o projeto n° 49/2013 que cria o apostilamento para a estrutura do poder público, de autoria do vereador Carlos Roberto Rosa (PP).

O projeto aprovado por 11 votos a zero em reunião ordinária do dia 30 de abril recebeu veto da Assessoria Jurídica da Prefeitura sob alegação de inconstitucionalidade, devido a matéria querer mexer na estrutura administrativa do poder executivo.

A matéria relata que a pessoa que ficou em cargo comissionado (cargo de confiança) por um período de até cinco anos consecutivos ou seis anos alternados não tenha o seu salário diminuído quando o ocupante de cargo efetivo é exonerado por questão política ou troca de poder.

Para o assessor jurídico do município, Jonathan Renaud de Oliveira Ferreira, esse projeto trata da forma que o poder público teria que administrar as nomeações e exonerações dos servidores. Mas isso deve ser de iniciativa do chefe do executivo. “A gente entende que o vereador tem a intenção de ajudar os servidores, mas é o prefeito que tem a competência. Por isso a iniciativa é exclusiva dele, de avaliar todo o contexto dos servidores”, diz Jonathan Renaud de Oliveira.

 “Existe esse vício do projeto de iniciativa, que a gente chama, do poder Legislativo entrar na competência do poder executivo. Por isso, é vetado. Na verdade, inicialmente o projeto não cria nenhuma despesa. Ele absorve um poder que é do prefeito (Jeová) e traz para o vereador e não pode, de acordo com a legislação orgânica. O prefeito, por exemplo, não pode encaminhar um projeto modificando a estrutura organizacional da Câmara Municipal”, acrescenta.

Roberto destaca que respeita o posicionamento da Assessoria Jurídica da Prefeitura, mas ele não concorda que o projeto do apostilamento seja inconstitucional. “O meu projeto não gera despesa para o município de Araxá. A legislação permite que o vereador faça esse tipo de projeto. Nós não estamos criando cargos e nem aumentando despesa para o município, razão que é o veto do prefeito (Jeová). O que ele levanta no veto é que vereador não pode apresenta projeto que mexe com a remuneração do servidor”, esclarece.

De acordo com Roberto, o apostilamento não apresenta essa proposta de alterar a remuneração do servidor. “Uma vez que as pessoas que estão trabalhando hoje e vão ser apostiladas permanecerão na mesma situação. Esse é o nosso entendimento. Espero que o plenário entenda dessa maneira e venha derrubar o veto. As comissões vão dar os seus pareceres, vai formar uma comissão especial para analisar o veto que vai dar os pareceres e, em seguida, é o plenário que vai decidir”, salienta Roberto.

A Câmara Municipal tem trinta dias para analisar o veto do Executivo. Caso o veto seja aprovado pelos vereadores, o projeto não vai ser sancionado, mas se for derrubado, a matéria passa a ser uma lei. 

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…