Categorias: Cidade

Ateliê de Tecelagem da FCCB preserva tradição e história de Araxá

Do lugar onde primeiro se avista o Sol observa-se as belas paisagens do Cerrado e a exuberante riqueza natural. Os detalhes encantaram quem por ali passava e tornaram Araxá um lugar único. Das suas propriedades rurais de criação de gado de corte e leiteiro, formou-se um povoado que fez surgir um dos primeiros ofícios regionais: a arte de tear.

Nesse contexto histórico, quase todas as fazendas da época produziam peças únicas, uma união de cores e formas que criavam tecidos vestimentas, colchas, tapetes e toalhas típicos da região.

Com o intuito de mostrar e reviver essa história que representa a cultura local, foi criado o Setor de Artesanato e Cursos Livres da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), que resgata a genuína arte da tecelagem, técnica datada da época do povoamento da região. O projeto Tramas do Tempo – Tecendo Histórias apresenta peças desenvolvidas pelas tecelãs do Ateliê de Tecelagem e mantem viva a memória histórica da cidade.

Minas Gerais foi a região brasileira que mais absorveu a arte de tecer manualmente e desenvolveu características próprias. A técnica usada pelas tecelãs araxaenses é chamada de “repasso mineiro”. Por meio dela, as artesãs criam em seus tecidos desenhos típicos que são formados a partir do entrelaçamento de fios e das pisadas no tear.

O desenho do repasso é extremamente rico não só em termos culturais, mas também em termos tecnológicos, com peças autênticas que revisita a cultura antiga e decora o ambiente.

O “código do repasso” é exposto em pequenos pedaços de papel junto ao tear. A escrita é semelhante a uma pauta musical feita em quatro linhas horizontais e os traços na vertical representam como os fios devem ser passados nos quadros. Essas linhas verticais e horizontais mostram também a indicação na pedalada do tear e suas combinações.

No Ateliê de Tecelagem são confeccionadas peças como colchas, tolhas de mesa, forro americano, tapetes e outros produtos de casa. “Por meio dessa arte é possível reviver as lembranças do passado. Quem não se lembra, por exemplo, de uma colcha de retalho na casa dos avós? Ou do desenho de um tapete? É exatamente isso que buscamos, resgatar e preservar a tradição do tear, para manter viva a memória histórica da nossa cidade e região”, destaca, a coordenadora do Setor de Tecelagem, Adelina Rezende de Menezes.

Ver comentários

  • Minha mãe fez parte desse resgate cultural. Mto trabalho lindo ela deixou. Um deles, o pavão c 16 cores. Saudades.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…