Categorias: Meio Ambiente

Aterro Sanitário deixa de receber lixo de Pratinha e Ibiá

O prefeito Aracely de Paula encaminhou ofício aos municípios de Pratinha e Ibiá comunicando o cancelamento, a partir de 1º de janeiro de 2015, do termo de cooperação técnica que permitia o depósito do lixo oriundo desses municípios no Aterro Sanitário de Araxá.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marco Antonio Rios, explica que o aterro, inaugurado em junho de 2008, não foi projetado com a finalidade de receber o lixo de outras cidades. Com esse termo que havia sido firmado no início do ano pelo governo anterior o local estava sujeito a ter sua vida útil, prevista para 20 anos, diminuída, tendo em vista que Ibiá deposita cerca de 220 toneladas por mês, e Pratinha 22 toneladas mensalmente, correndo o risco ainda de não conseguir a renovação do licenciamento dos órgãos de meio ambiente para a sua operação.

Vale lembrar que o lixo vindo desses municípios não possui procedimento de separação e reciclagem, diferentemente de Araxá que promove a coleta seletiva de recicláveis e ainda tem destinação própria para o lixo hospitalar que é incinerado, ações que permitem que a vida útil do aterro possa ser ampliada.

O secretário afirma ainda que não há conveniência do ponto de vista do interesse público em receber resíduos sólidos de outros municípios.

A Prefeitura de Araxá já protocolou o pedido de renovação de licença de operação do Aterro Sanitário e aguarda a visita de técnicos da Superintendência de Regional de Regularização Ambiental (Supram).

Marco Antonio informa que deve haver um pedido de prazo para que esses municípios continuem destinando o lixo para o Aterro Sanitário de Araxá após o dia 1º de janeiro, conforme recente reunião realizada na Ampla, tendo em vista o período de chuvas que vem ocorrendo no fim do ano e adequação para destinar os resíduos para outros locais.

Caso algum pedido de prazo seja oficiado, o mesmo será analisado junto ao prefeito Aracely de Paula e demais setores competentes.

Ainda de acordo com o secretário, Ibiá e Pratinha não realizaram o pagamento de R$ 65,00 por tonelada de lixo descartada no aterro durante este ano.  

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…