Categorias: Política

Audiência indica urgência de políticas mais abrangentes no combate à violência contra a criança

O Fórum Comunitário da Câmara Municipal desta segunda-feira (7) reuniu autoridades e representantes de entidades assistenciais para debater a violência contra a criança, no plenário da Casa da Cidadania, por proposição do vereador Pastor Moacir Santos (PDT).

Na abertura da audiência, Pastor Moacir destacou que o objetivo do encontro foi falar sobre a triste realidade que a criança brasileira e araxaense enfrentam com o descaso, até mesmo no seio familiar, principalmente com questões ligadas às drogas e exploração infantil. “São muito maiores do que podemos imaginar.”

Em seguida, na participação dos convidados, a delegada de Proteção e Orientação à Família, Paula Lobo Rios, relatou que desde sua vinda a Araxá há seis meses tem presenciado inúmeros casos de abusos contra crianças.

E para demonstrar essa realidade, o promotor de Justiça curador da Infância e Juventude, Wagner Aparecido Rodrigues Dionízio, reforçou que Araxá precisa de um diagnóstico para que sejam levantados números reais de violência contra a criança, relatando que está na Comarca de Araxá desde abril e até agora foram 100 casos levados ao conhecimento do Ministério Público, mas que esse número é muito maior em função de muitas situações não serem denunciadas por estarem diretamente ligadas diretamente aos familiares das vítimas.

O promotor também defendeu a unificação dos centros de Referência em Assistência Social e de Referência Especializada em Assistência Social (Cras e Creas) para que o trabalho de defesa junto à criança seja mais abrangente e eficaz, destacando ainda a necessidade de apoio dos vereadores para que investimentos sejam priorizados para este setor por meio do Plano Plurianual de Ações (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Representando a Polícia Militar (PM), o capitão Ademir Fagundes relatou que a educação é primordial para o combate direto da violência contra a criança, destacando atuação da PM por meio do Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), sendo 16 mil crianças contempladas até então.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, José Domingos Vaz, relatou que a pasta tem trabalhado junto ao Ministério Público através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para melhorias junto a programas de proteção de criança, destacando a construção de novas sedes para abrigar a Casa Lar e Casa de Abrigo, que atendem crianças em situação de risco social.

Já o secretário municipal de Segurança Pública, Mauro da Silveira Chaves, destacou a necessidade de identificar os indicadores que estão diretamente envolvidos com a questão, relatando ainda  a importância de se ter efetiva força policial para a defesa da família, revertendo os valores morais.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), Walter José das Neves, relatou sobre a importância em investir na educação para que no futuro se construa uma sociedade mais justa, evitando a exploração da criança e do adolescente.

A representante do Conselho Tutelar, Ana Ângela da Silveira Parreira (Nininha), relatou sobre inúmeros casos atendidos pela entidade, pedindo apoio aos vereadores na elaboração de políticas públicas mais eficazes para crianças e adolescente.

Já pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a pedagoga Ilza Correia de Menezes abriu um parêntese sobra a violência enfrentada pelas crianças portadoras de necessidades especiais e das limitações enfrentadas por elas em todos os segmentos da sociedade.

Já na participação dos vereadores, Néia da Uninorte (PDT) foi a primeira a relatar sua opinião. Para ela, é extremamente importante políticas públicas para o combate ao tema debatido.

O representante da Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência (Fada), Bruno Vieira, defendeu mais investimentos para o setor como forma de tornar o combate à violência melhor trabalhando, citando que na, sua opinião, as crianças envolvidas e infratoras não deixam de ser vítimas de questões que contribuam com o risco social e falta de acesso à educação.

Vereadores

O vereador Alexandre dos Irmãos Paula (PR) defendeu que todos devem pensar mais nas crianças e nos adolescentes e da necessidade de se fomentar políticas para que os males sejam combatidos de forma mais eficaz.

O vereador Romário do Picolé (PTdoB) criticou sobre a falta de integração dos órgãos voltados para a proteção da criança e da juventude.

O vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) ressaltou sobre a importância de o Poder Executivo cumprir prazos para assinaturas de convênios junto às entidades que atendem crianças carentes para melhor planejamento das ações.

O vereador Eustáquio Pereira (PTdoB) reivindicou junto ao Ministério Público acompanhamento em situações precárias que creches da rede pública estão vivenciando, em especial a Creche Araci Pedrelina de Lima, no bairro Boa Vista, cuja estrutura está bastante comprometida e os alunos correm risco.

Já o vereador Juninho da Farmácia (DEM) enalteceu o trabalho de todas as entidades que prestam serviço junto ao público debatido e defendeu a elaboração de legislação para que a juventude tenha mais acesso ao mercado de trabalho, conquistando suas finanças honestamente por meio de suas atividades desempenhadas.

O vereador Sargento Amilton (PTdoB) fez uma reflexão junto aos participantes sobre a grande decorrência de participação de menores infratores em crimes de furtos, roubos e envolvimento com o tráfico de drogas. Para ele, um dos caminhos para contribuir com melhor combate seria mais efetivo nas polícias Militar e Civil, além de melhores condições nas escolas públicas.

O presidente da Câmara, Miguel Júnior (PMDB), enalteceu a iniciativa do vereador Pastor Moacir em propor o Fórum Comunitário e também fez reflexão sobre a importância da valorização da família, que hoje em dia está em falta e acaba ocasionando o acontecimento de casos de violência contra a criança.

Pastor Moacir encerrou a audiência destacando a participação de todos, com o objetivo de elabora um diagnóstico para que políticas públicas sejam mais eficazes no combate ao tema ora debatido, minimizando e prevenindo os males contra a criança.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…