Categorias: Saúde

Belo, o intocável de Jeová

Desde quando assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo tem o seu trabalho bastante criticado por vereadores de oposição e da base governista, classe médica, imprensa e maioria da população. Aos que pedem sua saída da pasta, o prefeito Jeová Moreira da Costa manda um recado. “Belo é uma das pessoas intocáveis no meu governo.”

Ele diz que está confiante na competência do secretário em conduzir o trabalho na área de saúde no município e descarta qualquer possibilidade de mudança. “A pessoa que trabalha para a cidade com desprendimento e tem como algo mais forte a competência, a dedicação e respeito às pessoas, é intocável.”

O prefeito diz que as críticas feitas ao trabalho de Antônio Belo são bem vindas. “A oposição estimula a gente a dedicar mais e ter uma maior responsabilidade nas ações que pretendemos implantar. A crítica que a gente percebe que não tem fundamento entra por um ouvido e sai por outro, mas têm muitas críticas que têm fundamento e estou muito feliz com isto.”

Centralização do SUS na Santa Casa

A última crítica à atuação de Antônio Belo veio do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador José Domingos Vaz, fiel escudeiro de Jeová. Em depoimento na tribuna durante a reunião ordinária desta terça-feira, ele disse que o secretário estaria tentando centralizar os atendimentos os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Misericórdia, prejudicando o Hospital da Casa do Caminho.

“É necessária a divisão dos atendimentos do SUS entre a Santa Casa e a Casa do Caminho”, declarou.

O prefeito não concorda com a opinião de José Domingos. “O que estamos fazendo é se adequando a situações que seriam naturais. A Santa Casa sempre foi responsável pelo atendimento de 80% do SUS na cidade, a Casa do Caminho não era nem credenciada para realizar esse atendimento e obteve a liberação do atendimento em fevereiro passado, no início da minha administração.”

“A Casa do Caminho deixou de ter um eixo espiritual e agora é um hospital de referência. A prefeitura é parceira do Tadeu (fundador da Casa do Caminho) e tudo que for colocado para que ele consiga atingir a alta complexidade e estiver de acordo com a região nós vamos ajudar”, garante.

Ele acrescenta que se a Casa do Caminho tiver competência poderá ampliar o seu atendimento pelo SUS em até 100%.

“A Santa Casa está aqui há mais de 120 anos e é do povo que se manifesta através do seu provedor. A Casa do Caminho é de uma associação e o presidente é um amigo do Tadeu. Pela parte da prefeitura não existe disputa entre os hospitais, mas é claro que um segmento político da cidade está querendo plantar esta ideia que é prejudicial a todos”, ressalta.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…