Cidade

Bem Brasil adota energia sustentável em nova fábrica de batatas fritas congeladas

A Bem Brasil, maior fábrica de batatas fritas congeladas do país, se prepara para a inauguração de sua segunda unidade fabril no estado de Minas Gerais. A nova fábrica será inaugurada oficialmente em 16 de fevereiro de 2017, onde são esperadas as presenças de autoridades governamentais nos âmbitos federal, estadual e municipal. A fábrica fica no município de Perdizes, a 50 km de Araxá, onde está a primeira fábrica da empresa.

Inovação

Durante a concepção do projeto, as tarifas de energia elétrica tiveram grande majoração em consequência das mudanças climáticas vividas na última década e da falta de investimentos no setor. Em decorrência disso, foi necessário mudar muitos conceitos e diretrizes em relação à legislação ambiental e na geração de energia elétrica, exigindo de quem empreende em uma indústria como essa, altas doses de inovação. O caminho encontrado nessa direção para equacionar a elevada demanda energética da nova fábrica versus a viabilidade econômica foi pela via da “cogeração de energia”, afirma Célio Zero, gerente de produção da Bem Brasil.

Nessa frente, foram investidos cerca de R$ 30 milhões na construção de uma estação de geração de energia movida à biomassa. As vantagens da escolha são muitas, em especial para o meio ambiente, pois será produzida com matéria-prima renovável, como bagaço de cana e cavaco de madeira, e além disso, garantindo a produção de vapor necessária ao bom funcionamento do processo industrial.

“A racionalização do consumo de energia será obtida com o aproveitamento do vapor produzido na caldeira. A vantagem deste conceito é que, além de alimentar a produção, vai gerar energia elétrica em uma central com capacidade nominal de 7,5 MW.”, explica Célio Zero. “Nesse projeto, vamos aproveitar o vapor para a operação da fábrica e simultaneamente ampliar sua utilidade para movimentar a turbina de geração de energia. A caldeira de alta pressão e uma turbina são conjugadas com o gerador”, explica o gerente.

Essa geração de energia sustenta parte do consumo da nova fábrica, estimado em 12MW. “A previsão de retorno de investimento na cogeração é de aproximadamente seis anos, dependendo de variáveis como oferta de energia e sua tarifação, além do custo da biomassa. Aqui se considerou a questão da economia de recursos e contempla a sustentabilidade de todo o projeto e, independentemente do custo da energia a ser adquirida ou da que será gerada internamente, é muito importante termos autonomia na produção da mesma, ainda que parcial. Como maior vantagem dessa geração, podemos antecipar a inauguração da nova unidade em um ano, pois a CEMIG só poderia disponibilizar a energia pela rede a ser construída no último trimestre de  2017”, encerra Zero.

Empreender é cidadania

Para João Emílio Rocheto, diretor presidente da Bem Brasil, o país precisa de iniciativas que gerem emprego e renda, e especialmente, fora dos grandes polos industriais, pois fomentam a permanência do trabalho no campo, fixam jovens talentos no eixo em torno do empreendimento e valorizam as pessoas naquilo que elas têm de mais caro, que são suas raízes e seus círculos familiares. “As crises passam! Como empresário, eu mesmo já passei por inúmeras, e creio que todas as pessoas que são empreendedoras também tenham suas histórias de superação a contar. A mensagem que eu gostaria de passar a cada uma das personagens que vêm atuando para a conclusão deste grande desafio é que planejamento e gestão sustentável servem para nos ajudar a enfrentá-lo com mais firmeza. Parceria, comprometimento e uma busca permanente por inovação nos fazem mais fortes diante dos desafios externos”.

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil, fabricante 100% brasileira de batata frita congelada e flocos desidratados de batata, foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, Minas Gerais, com investimento de R$ 50 milhões. Atualmente, a fábrica produz mais de 100 mil toneladas por ano de batata frita congelada, tem cerca de 300 colaboradores e ocupa a liderança de varejo nacional, dentre os fabricantes nacionais, fazendo frente competitiva a grandes marcas mundiais em seu segmento. Quando a segunda unidade da fábrica, no município de Perdizes, MG, estiver em plena atividade, a produção total da Bem Brasil será equivalente a 55% do mercado nacional de batatas fritas congeladas, que é de 425 mil toneladas.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…