Categorias: Educação

Biblioteca Digital garante acesso gratuito a acervos

Da Redação – Cerca de 20 mil documentos digitalizados e disponíveis para consulta online. Entre teses, dissertações, relatórios e fontes documentais de caráter técnico-científico de instituições públicas estaduais, este é o acervo, até o momento, da Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais. O acesso é universal, gratuito e o usuário pode fazer downloads das obras.

O site www.bibliotecadigital.mg.gov.br recebe, em média, 1,2 mil acessos por mês e seu público é formado por pesquisadores de diversas partes do Brasil, professores das redes pública e privada e estudantes das mais variadas áreas do conhecimento.

Criado em 2006 a partir do acervo da Biblioteca Professora Maria Helena de Andrade, da Fundação João Pinheiro (FJP), o projeto da Biblioteca Digital tem como objetivo reunir, preservar e armazenar textos em versão integral da vasta literatura técnica de entidades da administração pública (fundações, instituições de pesquisa e de fomento à pesquisa, empresas de tecnologia e universidades) e de órgãos das mais diversas áreas. Tem também como finalidade promover a disseminação da informação, democratizar o acesso aos documentos e dar visibilidade a acervos compostos por textos, mapas, plantas, fotografias, etc.

A partir de 2008 foram também disponibilizados os acervos das bibliotecas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).

Ainda em 2011, a equipe da Biblioteca Digital dará início ao tratamento de documentos que estão em outros formatos, como fitas de rolo, slides e fitas VHS. O acervo da biblioteca da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) também será incorporado ao site.

A ideia é que, gradualmente, outras instituições estaduais também disponibilizem seus acervos. “Instituições interessadas devem entrar em contato com a FJP, que irá avaliar o material a ser disponibilizado de acordo com os objetivos e diretrizes da Biblioteca Digital. Depois, os próprios órgãos, orientados por nossa equipe, deverão preparar os acervos e enviá-los já digitalizados para disponibilização no site”, explica a gerente da Biblioteca Maria Helena de Andrade, Joana D’arc Ferreira.

Sem fronteiras

A interatividade entre os bibliotecários e os usuários funciona por meio de um software criado pelos técnicos daCompanhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) para abrigar todo o material digital. “Participamos diretamente da modelagem do software, da administração e logística, pois queremos organizar na base de dados uma estrutura lógica do conhecimento e oferecer uma interface amigável”, informa a coordenadora da Biblioteca Digital, Fernanda de Paula Moreira.

Segundo ela, é necessário avaliar permanentemente a gestão do conteúdo e, por meio do serviço “Fale Conosco” disponível no site, ir além da visão de catalogador e compreender o olhar do usuário. “Esse trabalho veio para trazer a portabilidade da informação, fazendo com que a biblioteca perca os muros e disponibilize informação sem fronteiras”, observa Fernanda.

A equipe da Biblioteca da Fundação João Pinheiro também trabalha para melhorar a qualidade das imagens e textos digitalizados, uma vez que grande parte do material é composta por documentos da década de 1960, muitos dos quais datilografados. A Biblioteca Digital adota por critério publicar, sobretudo, a chamada literatura cinzenta, que tem acesso restrito e não é encontrada no mercado livreiro corrente.

“Nossa preocupação é preservar e tornar públicos documentos e uma produção acadêmica de peso, financiados com recursos públicos e que poderiam ser utilizados por um número muito maior de pessoas”, conclui Fernanda.

Com Agência Minas

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…