Cultura

Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa antecipa Fliaraxá e promove Encontros Literários

Doação de livros, encontros e concertos de leitura serão realizados na Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa. As atividades literárias antecedem o Fliaraxá começando nesta sexta-feira, dia 15 de junho, a partir das 15h. Haverá uma tarde de doação, a Biblioteca vai receber obras e doar livros para quem estiver visitando o local. Também estará aberta ao público a Exposição Literária Itinerante – “50 Anos do livro Grande Sertão: Veredas” – composta de 69 banners que contam a vida e a obra do grande escritor mineiro Guimarães Rosa.

No dia 20 de junho, às 19h30 a Biblioteca receberá o encontro “Quem foi Graciliano Ramos” com conversa sobre a vida e obra do grande autor de romances como “Vidas Secas e Memórias do Cárcere”. Haverá também uma “Oficina de Leitura” em conjunto com o Uniaraxá, quando a professora Juliana Correa de Oliveira estará ministrando um curso aos alunos do Magistério.

No dia 22 de junho, às 19h30 será apresentado o “Concerto em Leitura – Primeiro Encontro – com Elida Marques e Eduardo Contreras.  O evento homenageia os 110 anos de nascimento do escritor Guimarães Rosa (1908-1967) e serão lidos trechos do romance “Grande Sertão: Veredas”. Numa composição que mistura a prosa poética do escritor e a criação musical e cênica por ela despertada, a apresentação alterna momentos de canto, silêncio e leitura em voz alta, para sensibilizar o público para a escuta e fruição da narrativa roseana.

O espetáculo faz parte do programa de incentivo à leitura “Ler é uma viagem”. Tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e CBMM, e foi abraçado também pela Biblioteca Pública de Araxá que busca oportunizar momentos de conhecimento e enlevo para os amantes dos livros. Criado em 2003, o programa realiza sessões de leitura com música ao vivo, eventos e oficinas para formar mediadores de leitura e estimular entre crianças, jovens e adultos o prazer da descoberta do texto. Em 15 anos de atividades, já realizou mais de 700 apresentações, para mais de 40 mil pessoas em escolas, bibliotecas e espaços culturais de oito estados brasileiros (SP, PR, MG, MS, GO, RJ, BA e ES).

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…