Categorias: Política

Bosco e Haddad buscam incentivo para Araxá junto ao Governo de Estado

Incentivo à produção de energia renovável e ao aprimoramento da aviação regional foram alguns dos temas tratados pelo deputado Bosco (PTdoB) e pelo secretário municipal de Araxá Leandro Haddad em audiência realizada com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, nesta quarta-feira (20).

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro Haddad, ressaltou que Araxá representa a segunda cidade mais rentável do País em termos de capacidade de produção de energia eólica. De acordo com dados apresentados por Haddad, a instalação de geradores de energia eólica em fazendas localizadas na Serra da Ventania, em Araxá, renderiam mil reais ao mês para produtor. Ratificando os dados apresentados, o secretário de Estado Altamir Rôso mencionou o Atlas Eólico Mineiro, que aponta o Triângulo Mineiro como uma das principais regiões do País com potencial de produção de energia renovável.

Outro assunto levantado por Haddad foi a monopolização dos serviços de aviação regional que atendem Araxá e Uberaba. “Por não haver concorrência de companhias aéreas atuando na região, a empresa operante pratica preços altos e disponibiliza um quadro de voos que não atende a população”, contou. Altamir Rôso avaliou como complicada a situação, uma vez que, segundo ele, os aeroportos da região têm limitação estrutural, sendo permitidos a operar, tão somente, com aeronaves modelo ART-72.

“Em Minas Gerais somente a companhia operante tem uma frota de aeronaves ATR-72, propiciando o monopólio”, explicou. “Já tratamos desse tema, em audiência, com algumas companhias e daremos sequência com as demais”, anunciou. O secretário de Estado Altamir, que é natural de Uberaba, também diz encontrar a mesma situação quando necessita ir ao município.

A necessidade de ampliar o Distrito Industrial de Araxá, considerando a instalação de novas empresas também foi discutida com o secretário. Haddad lembrou que a área industrial de Araxá está operando perto de seu limite físico, e que o município está na iminência de receber novas empresas. O deputado Bosco (PTdoB) destacou iniciativa, nesse sentido, implantada pelo Governo de Estado em Uberaba e pediu o mesmo incentivo para Araxá. O secretário acatou a proposta. “Quando o Minha Empresa, Minha Vida estiver encaminhado em Uberaba, daremos sequência ao programa também em Araxá”, prontificou o secretário de Estado.

Por fim, Haddad citou, ainda, propostas de incentivo à criação de startups em Araxá, de reconhecimento a projetos inovadores e da abertura de uma zona franca no município. 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…